Voltar ao início

O que são e como funcionam os NFTs de governança

O que são e como funcionam os NFTs de governança

.

Tim Balabuch
Content Creator
8/11/22

Não é novidade que a indústria blockchain vem inovando e trazendo novas funcionalidades para essa tecnologia. Ao longo do tempo, as criptomoedas vêm evoluindo e deixando de ser apenas um meio de troca ou reserva de valor para se tornarem, por exemplo, um meio de organizar protocolos e até comunidades.

Nesse caso, estamos falando dos tokens de governança, que são nada mais do que criptomoedas que representam o poder de voto em um projeto em uma blockchain. Essa é uma maneira que vários protocolos DeFi (finanças descentralizadas) encontraram para descentralizar a tomada de decisão. Desse modo, quem tem posse do token do projeto pode propor mudanças e participar das decisões a serem tomadas.

Na verdade, cada protocolo e projeto tem uma maneira diferente de usar os seus tokens de governança. Inclusive, este é um assunto que é debatido fervorosamente e constantemente entre a comunidade, tanto no ponto de vista de reduzir as possíveis lacunas na segurança desse tipo de governança, quanto na busca de novas maneiras de utilização desses tokens.

Os tokens de governança são comumente utilizados para tomar decisões como: implementação de melhorias na interface do protocolo, decidir onde os fundos do protocolo serão usados, atualizações das taxas cobradas, entre tantas outras resoluções.

NFTs como token de governança

O que poucas pessoas sabem é que um token não fungível (NFT) também pode ser usado como um token de governança. O fato de um NFT ser único permite que uma nova camada de governança seja criada. Além disso, pelo fato desse token ter características com níveis de raridade, isso permite que, a depender dessas características, o voto tenha mais ou menos peso.

Um exemplo prático da aplicação dos NFTs na governança é o jogo Aavegotchi, que emite os seus próprios tokens não fungíveis. Os detentores dos NFTs podem votar nas decisões de desenvolvimento, construção e elaboração do jogo. 

A cada dia surgem novos jogos que usam os tokens não fungíveis para a criação de itens próprios, podendo ser personagens, consumíveis, armaduras, espadas, vestimentas, melhorias etc. Ainda, esses jogos também têm implementado o uso dos NFTs para a tomada de decisões, criando um mecanismo de governança baseado em NFTs.

Comunidades baseadas em NFTs

Uma outra utilidade que está sendo aplicada nos NFTs de governança são as comunidades ou organizações baseadas nesses tokens. 

Um exemplo prático disso é a Nouns, onde quem possui um de seus NFTs faz parte dessa organização autônoma descentralizada (DAO). O token não fungível da Nouns dá poder de voto a quem o adquire, podendo essa pessoa delegar tal poder para outras pessoas. Dentre as decisões que podem ser tomadas pelos membros da DAO através de seus NFTs está votar em propostas sobre onde o tesouro dessa organização será utilizado. 

Outra comunidade que usa os NFTs como tokens de governança é o PFP Supply Co, onde os seus holders podem propor projetos sociais que precisam de doações e a comunidade vota se é a favor ou contra a doação. Todo o valor arrecadado com a coleção é revertido para projetos sociais.

Considerações finais 

Vale lembrar que, apesar de ser uma tecnologia e solução inovadora, usar os NFTs como token de governança ainda é um desafio em vários aspectos. Muitas dessas comunidades ainda estão no processo de experimentar esse mecanismo de governança e ainda é possível que os NFTs possam ser aplicados de diversas maneiras nessas organizações, já que, como falamos anteriormente, a indústria blockchain está em constante evolução.