Voltar ao início

Altcoins: o que são e como investir

Altcoins: o que são e como investir

Você sabia que o Altocin é uma criptomoeda alternativa ao Bitcoin? Venha entender mais e aprenda em qual é melhor investir. Acesse!

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

O que são altcoins e qual a diferença para o Bitcoin?

O mundo das criptomoedas não se resume apenas ao Bitcoin (BTC): ao longo dos últimos anos, diversos ativos digitais foram surgindo como forma de expandir as soluções desse universo. Atualmente, uma vasta quantidade de moedas virtuais ajudam a trazer ainda mais valor para o mercado cripto, e as altcoins são bons exemplos dessa variedade.

Boa parte dos criptoativos alternativos foram lançados após o “boom” do Bitcoin, aproveitando de toda a base desenvolvida por Satoshi Nakamoto. Com mais de 19 mil criptomoedas em circulação no mundo hoje, muitas delas se tornaram independentes e abriram portas para novas tecnologias descentralizadas.

Ficou interessado em saber, com mais detalhes, o que são altcoins? Continue acompanhando a leitura conosco!

O que é altcoin?

Como o próprio nome sugere, altcoin nada mais é que uma criptomoeda alternativa ao já consolidado Bitcoin. De início, podia-se dizer que qualquer cripto lançada após a protagonista do mercado era uma espécie de altcoin, mas hoje já temos diferentes categorias para dividir os criptoativos.

Existem diversos tipos de altcoins disponíveis no mercado, cada uma com sua funcionalidade e propósito. Enquanto algumas replicam a tecnologia do Bitcoin de forma mais barata e ágil, outras têm características próprias – como é o caso das stablecoins e dos tokens de utilidade.

Geralmente desenvolvidas para solucionar problemas de outras redes, as altcoins são criadas nos ecossistemas blockchain Ethereum, Cardano e Solana, que são plataformas ainda mais completas que a rede Bitcoin.

O primeiro grande exemplo de altcoin de sucesso foi a Litecoin (LTC), cripto que chegou a despontar como a terceira mais negociada no mercado, atrás apenas do BTC e do Ether (ETH). 

Principais características das altcoins

Como agora existem diversas altcoins, é impossível definir características fixas para todas elas, mas podemos destacar que muitas surgiram da motivação de trazer melhorias para algumas funcionalidades do Bitcoin.

Seguindo o fluxo, algumas altcoins surgiram para resolver problemas e melhorar serviços já existentes, indo além da função de apenas ser uma moeda de troca.

Como comprar altcoins

Comprar altcoins é mais fácil do que você imagina: a maioria delas pode ser encontrada nas exchanges especializadas, plataformas de intermediação de compra e venda das criptomoedas que funcionam como corretoras no mundo online.

O que é Bitcoin?

Por outro lado, o BTC é a criptomoeda mais consolidada de todo o mercado, tendo sido a primeira grande criação desse universo descentralizado. Criada por Satoshi Nakamoto, a moeda digital revolucionou a forma como transacionamos dinheiro no mundo real, abrindo portas para diversas altcoins que vieram depois. 

Ela surgiu com a finalidade de funcionar como uma moeda descentralizada, o que significa dizer que não há um órgão ou uma instituição responsável por seu controle e emissão.

O Bitcoin restringe-se a um fim em si mesmo, sendo usado como moeda de troca e também como ativo de valor. Ao contrário da Ethereum, por exemplo, que se tornou uma rede blockchain base para diversos outros projetos.

Quais são as altcoins mais conhecidas?

Até Novembro de 2021, de acordo com dados da CoinMarketCap, existem mais de 21 mil criptomoedas em circulação no mundo. Sendo assim, o conceito de “altcoin” se tornou praticamente obsoleto, uma vez que a gama de criptomoedas para além do Bitcoin é bastante extensa. Mas, ainda assim, é possível traçar quais são as principais em circulação:

  • Ethereum (ETH): criada em 2015, é a maior altcoin do mercado;
  • Cardano (ADA): lançada em 2017, oferece um sistema de transações em blockchain mais ágil e escalável que a Ethereum;
  • Dogecoin (DOGE): a “meme coin” mais conhecida;
  • Tether (USDT): primeira stablecoin do mercado – o seu preço é atrelado ao dólar americano;
  • Solana (SOL): considerada uma "Ethereum Killer", tem uma das redes mais rápidas.

Diferenças e semelhanças entre altcoins e o Bitcoin

Há diversas diferenças entre o Bitcoin e as altcoins, sendo a gama de funcionalidades a principal delas. Segue uma lista com as principais diferenças:

  • As altcoins têm um algoritmo próprio;
  • A estrutura de funcionamento das altcoins é bem diferente, já nem todas utilizam a tecnologia blockchain, por exemplo;
  • As funcionalidades das altcoins também são diferentes das do Bitcoin;
  • Grande parte das altcoins surgiu da ideia de trazer mais velocidade para o processamento das transações;
  • O Bitcoin e as altcoins têm cotações diferentes.

Já as semelhanças entre as altcoins e o Bitcoin podem ser muitas, dependendo da particularidade de cada uma delas. A primeira é bem óbvia: tanto o BTC como as altcoins representam um movimento disruptivo para o sistema financeiro tradicional.

Além disso, muitas altcoins foram criadas com base no Bitcoin, projetando melhorias para suas funcionalidades – principalmente as que estão relacionadas com segurança e agilidade.

Algumas altcoins surgiram do processo de fork do Bitcoin, que nada mais é do que o movimento de criação de uma nova criptomoeda por meio da atualização do seu código de funcionamento. Para saber com mais detalhes o que é o fork, acesse o nosso criptodicionário.

Destacamos também que esses dois tipos de criptomoedas incentivam a descentralização e a segurança das informações do mercado financeiro.

Vantagens de investir em altcoins

Assim como os outros criptoativos, as altcoins também têm suas vantagens e desvantagens. O principal benefício de investir nesse tipo de ativo é o fato de ser mais barato quando comparado ao BTC. Além disso, há uma variedade maior de criptomoedas, sendo possível escolher o projeto que melhor se encaixa no seu orçamento.

Existem altcoins disponíveis por alguns centavos no mercado, enquanto outras já estão totalmente consolidadas – como é o caso de ETH. Outra vantagem é o fato de muitas dessas criptos pertencerem a redes com taxas baixas e que dão maior poder de decisão para os usuários.

Por fim, a volatilidade das altcoins é um prato cheio para quem quer explorar a renda variável de alto risco das criptomoedas. Por outro lado, é preciso ficar atento para o curto prazo — por serem bastante voláteis, as criptos podem levar tempo até se estabelecerem de vez no mercado.

Preço atual

A precificação das altcoins depende de uma série de variáveis, tendo cada uma delas um preço próprio. Antes de investir em uma altcoin, é importante que você faça uma avaliação do histórico de preços e das expectativas do mercado.

O site CoinMarketCap disponibiliza um ranking das principais criptomoedas do mercado, com valores atualizados e um registro de performance atualizado em tempo real. A Lauchpad, por sua vez, também posta análises gráficas diárias sobre BTC, ETH e Polkadot (DOT).

Conclusão

Agora que você já sabe o que são as altcoins e as suas principais características fica mais fácil desenvolver uma estratégia de investimento segura para esses ativos. Lembre-se, entretanto, de avaliar a reputação de cada cripto e traçar uma estratégia de ganhos focada no longo prazo.