Voltar ao início

O que esperar da Ethereum em 2023

O que esperar da Ethereum em 2023

A mudança de prova de consenso em 2022 foi uma grande atualização para a rede Ethereum, mas para 2023 ela promete ainda mais. Confira!

Tim Balabuch
Content Creator
23/1/23

A Ethereum (ETH) é uma criptomoeda que tem se destacado desde o seu lançamento, em 2015, sendo hoje a segunda maior criptomoeda em capitalização de mercado, atrás apenas do Bitcoin (BTC). Ela tem sido considerada como uma das criptos mais promissoras e inovadoras do mercado devido à capacidade de sua rede ser usada como uma plataforma para a criação de aplicativos descentralizados (dApps) e contratos inteligentes.

A Ethereum Foundation, organização responsável pelo desenvolvimento da criptomoeda, tem planos ambiciosos para as atualizações da rede em 2023 — confira alguns exemplos.

Shanghai é esperado para março

Para 2023, espera-se que a Ethereum continue a crescer e evoluir. Nesse sentido, um dos principais desenvolvimentos esperados é uma melhoria chamada Shanghai, que se trata de uma atualização que contém vários EIPs. 

Os EIPs (Ethereum Improvement Proposals), que em português é traduzido como "Propostas de Melhorias da Ethereum", são o meio pelo qual as atualizações são feitas na Ethereum. Tudo isso acontece publicamente e está aberto para qualquer pessoa.

Dentro da atualização Shanghai há o EIP 4844, que promete deixar a rede mais escalável por meio do que chamamos de proto-danksharding, que é um conceito proposto como parte da escalabilidade da Ethereum. O objetivo desse EIP é permitir que a rede suporte mais transações por segundo, tornando-a mais competitiva com outras criptomoedas e plataformas de contrato inteligente.

Tecnicamente falando, o sharding é uma técnica de escalabilidade que consiste em dividir a rede em vários pedaços menores, que são conhecidos como shards. Cada shard é responsável por processar uma parte das transações, permitindo que a rede inteira processe mais transações por segundo.

O proto-danksharding é uma abordagem para o sharding que usa uma técnica conhecida como "shard-at-a-time processing", o que proporciona que a rede Ethereum processe transações em vários shards simultaneamente. Isso é diferente das abordagens tradicionais de sharding, que processam transações em apenas um shard de cada vez.

ETH deflacionário

Uma das grandes competições que presenciamos nos últimos anos na indústria cripto era pela dominância das blockchains de contratos inteligentes ou blockchain de Layer 1. Vimos várias que se intitulavam como Ethereum Killers, colocando-se como uma concorrente que destronaria a Ethereum como Layer 1.

Agora, no mercado de baixa, essa competição se tornou menos intensa, colocando a Ethereum sem um concorrente a altura até o momento. Com isso, as blockchains de camada 2, que são construídas na própria Ethereum, ganharam mais notoriedade.

Com o aumento dos usuários e das transações nas camadas 2 da rede somadas à implementação do EIP 4844, o volume de transação na main net (rede principal) deve aumentar significativamente — o que pode levar ETH a se tornar deflacionário no ano de 2023, já que quanto mais transações são feitas na rede, mais moedas são queimadas, afetando, assim, a quantidade de ETH em circulação.

Adoção por empresas e indústrias

Outra tendência importante a ser observada é a adoção crescente da Ethereum por empresas e indústrias. A plataforma já é usada por várias empresas para criar soluções de cadeia de suprimentos, contratos de seguros e outros aplicativos de negócios. 

É esperado que essa adoção continue a crescer em 2023, o que deve impulsionar o preço da criptomoeda e a utilização da mesma e de sua rede.

Conclusão

Em resumo, a Ethereum tem um futuro brilhante pela frente em 2023. Com a implementação das atualizações e dos EIPs, o aumento da adoção empresarial e o possível aumento da utilização de ETH como meio de pagamento, é esperado que ela continue a ser uma das principais criptomoedas do mercado. 

No entanto, é importante lembrar que o mercado de criptomoedas é altamente volátil e as previsões de preço devem ser tratadas com cautela.