Voltar ao início

ICO: Entenda o que é e se vale a pena investir

ICO: Entenda o que é e se vale a pena investir

Você sabe o que é ICO? Será que vale a pena investir nisso? Saiba tudo sobre o assunto!

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
23/9/22

O que é ICO? Entenda a oferta inicial de ativos virtuais

O mercado de criptomoedas possui muitas nomenclaturas e funcionamentos próprios da categoria. Se você é um investidor iniciante é provável que já tenha se deparado com a sigla ICO, por exemplo. 

Da mesma forma que existe o IPO no mercado de ações, existe o ICO no mercado cripto. A Initial Coin Offering, traduzida para Oferta Inicial de Moeda, é o momento de lançamento de uma criptomoeda no mercado. O ICO pode oferecer condições mais favoráveis para o investidor, como preço menor e taxas competitivas.

Quer entender melhor o que é ICO e avaliar se essa é uma boa possibilidade de investimento para você? Continue a leitura!

Afinal, o que é ICO?

ICO é a sigla para Initial Coin Offering, ou seja, o evento de lançamento e inauguração de uma nova criptomoeda no mercado. 

O ICO ocorre com o objetivo de atrair investidores que desejam apostar no desenvolvimento de determinado projeto cripto, seja na produção de um ativo ou mesmo na sua valorização após o lançamento.

No mercado cripto, o ICO possui diferentes funcionalidades, mas todas baseadas na aposta em um novo projeto com preços mais competitivos. Por isso, o investidor que “capta” um ICO no timing certo pode se beneficiar com um valor mais baixo e outras oportunidades de negócio.

A diferença de ICO para IPO

É comum confundir ICO com IPO, já que ambas funcionam de maneira parecida. O IPO trata do lançamento e da captação de fundos no mercado de ações, enquanto o ICO faz a mesma coisa, mas no mercado cripto.

Cada token recebido pode ser entendido como uma espécie de título, que oferece benefícios advindos da aposta financeira caso o projeto siga adiante e renda lucros.

Como funciona uma ICO?

A ICO funciona como uma espécie de financiamento coletivo: cada pessoa que deseja apoiar e financiar o projeto recebe em troca um token da nova moeda. Depois que ela for de fato lançada no mercado, o apoiador pode negociar suas criptomoedas ou esperar pela valorização. 

Em troca dessas novas moedas, os investidores precisam oferecer Bitcoin (BTC) ou Ethereum (ETH) aos desenvolvedores, duas moedas populares e fortes atualmente. 

Em alguns casos, a captação de verba fica aberta aos investidores por um período curto de tempo; já em outros, existe uma reserva de tokens destinada às campanhas publicitárias, à remuneração dos desenvolvedores e para recompensas.

Após o lançamento do projeto, o investidor recebe suas novas moedas assim que uma exchange listá-las, podendo guardá-las na sua carteira para esperar uma valorização ou realizar transações, como, por exemplo, trocá-las ou negociá-las no mercado.

Exemplos de ICOs

Uma das primeiras ações do tipo foi registrada em 2013, com o nascimento da moeda XRP, desenvolvida pela Ripple. Na época, a empresa vendeu cerca de 100 bilhões de tokens para financiar o desenvolvimento da plataforma de mesmo nome.

O caso mais famoso de ICO é a fundação da plataforma Ethereum, em 2014. Na época, o ETH foi vendido pelo valor unitário de 0.0005 BTC, e os desenvolvedores levantaram quase U$ 20 milhões – tornando este um dos maiores ICOs da história

É claro que esses investidores também lucraram bastante, afinal, hoje ETH é considerada a segunda maior criptomoeda do mundo. Com o sucesso desse ICO, novas pessoas passaram a se interessar pelo tema e a procurar saber o que ele é.

Como os investidores ficam sabendo das ICOs?

Os fundos de ICO são geralmente levantados por meio de um endereço público global em uma conta de endereço exclusivo. Para participar de uma oferta inicial de ativos virtuais, o investidor pode se utilizar de uma exchange ou por uma plataforma própria de ICO, como a Coinlist.

Para encontrar boas ICOs é preciso entender muito bem o mercado e analisar friamente as propostas, evitando cair em golpes que, infelizmente, podem acontecer. Algumas dicas podem ajudar você a selecionar criteriosamente e encontrar boas propostas de ICO.

Os principais anúncios de ofertas iniciais de ativos digitais são feitos no Bitcointalk e costumam vir marcados com a sigla ANN. Se a ICO que você está analisando não consta no fórum, é melhor não assumir esse risco.

Saiba o que avaliar antes de participar de uma ICO

Agora que você já sabe o que é ICO, pode estar se perguntando se esse é um movimento financeiro válido. Como é possível notar, trata-se de uma aposta que pode dar muito certo ou muito errado. 

O mercado das criptomoedas por si só é bastante volátil, então, nunca se deve aplicar mais dinheiro do que o valor com que se pode arcar. Estudar o mercado é muito importante, afinal, não existem garantias precisas de retorno. Além disso, você deve se atentar aos pontos abaixo.

Projeto e desenvolvedores

Lembre-se de avaliar não só o projeto, mas também o time de desenvolvedores por trás da ideia. A principal dica é fugir de todo projeto que seja liderado por equipes anônimas – prática comum no mercado cripto, mas envolta de muitos riscos.

Informe-se sobre a experiência de cada membro no universo das criptomoedas e avalie se possuem perfis no LinkedIn, GitHub ou Twitter com informações claras sobre o projeto. Existem boas ICOs que contam apenas com um whitepaper e um roteiro aproximado, enquanto outras oferecem uma versão beta do produto a ser lançado.

Comunidade de suporte

Verifique se existe uma comunidade ativa ligada ao movimento financeiro que se pretende fazer, e como os membros avaliam o projeto que será lançado no mercado. Quanto mais ampla e aberta a comunidade, mais confiável e sólida é a proposta. 

Essas comunidades se concentram em fóruns específicos de cripto e redes blockchain, além de aplicativos como Reddit e Telegram. 

Prática da recompensa

Atente-se às postagens e aos tópicos de recompensa. Essa é uma prática comum que incentiva que determinados membros divulguem informações positivas sobre o projeto em troca de certas recompensas – é o marketing de influencer agindo no mercado cripto. Isso não significa que a ICO é ruim ou falsa, mas tenha cuidado com os exageros. 

Se a ICO for promissora e liderada por bons profissionais, ela não fará uso intenso do marketing de opinião. Pelo contrário: os desenvolvedores buscarão fontes de divulgação mais seguras, como a imprensa. Ter uma equipe bastante presente nas mídias sociais e que estabeleça comunicação constante com os investidores é sempre um bom sinal.

Venture Capital

Outro sinal de que você está diante de uma boa ICO é quando existe um Venture Capital (VC), ou seja, um fundo de investimento por trás desse desenvolvimento. Em geral, esses fundos não investem em ideias que podem fracassar. Então, se a ICO tiver um VC bem forte e conhecido, provavelmente ela divulgará.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é ICO — essa espécie de campanha de arrecadação de fundos para o lançamento de uma nova criptomoeda —, fica mais fácil avaliar quais ofertas são mais vantajosas para se envolver e quais devem ser evitadas.

Assim como o mercado financeiro, o mercado cripto não garante um retorno certeiro do capital movimentado por você. O projeto pode dar muito certo ou fracassar, e por isso exige uma análise fundamentada e um bom histórico sobre cada etapa do ativo.