Voltar ao início

O que comprar com Bitcoin? Conheça todas as possibilidades!

O que comprar com Bitcoin? Conheça todas as possibilidades!

Saiba o que comprar com bitcoin. Imóveis? Passagens aéreas? Hotéis? Entenda quais são os estabelecimentos que aceitam a moeda virtual.

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

Foi-se o tempo em que o Bitcoin era tratado como um ativo de nicho. Com a consolidação cada vez mais certeira da criptomoeda mais famosa do mundo, marcas e empreendimentos têm procurado alternativas para aceitar a moeda digital como forma de pagamento para serviços e produtos. Mas, afinal, o que comprar com Bitcoin?

Essa é uma pergunta que muitos adeptos das moedas digitais fazem na hora de investir. Afinal, por mais que as criptomoedas sejam amplamente utilizadas como reserva de valor, muita gente opta por utilizá-las para transações comerciais.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a possibilidade de receber salário em criptomoeda já é realidade. Sendo assim, se você faz parte dessa categoria ou mesmo tem interesse em saber como utilizar criptos para fazer compras, veio ao lugar certo.

Como utilizar o Bitcoin para compras?

O Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, o que significa que ela não é emitida por nenhuma entidade central ou governamental – como ocorre com o real, o dólar e o euro. Ela é criada pelo processo conhecido como mineração, assim como outras criptos conhecidas.

Ainda assim, é possível se utilizar desse ativo como forma de pagamento em estabelecimentos e serviços, apesar de ainda não ser a forma mais empregada da cripto. Isso porque o Bitcoin é uma moeda internacional que não enfrenta taxas cambiais e outras influências tradicionais do mercado financeiro.

Seu uso, entretanto, se restringe a meios digitais, já que o ativo não existe em formato de cédula. Sendo assim, se o seu intuito é utilizar Bitcoins para pagar contas, por exemplo, saiba que é totalmente possível. Para isso, você deve avaliar se o estabelecimento ou plataforma aceita o meio como forma de pagamento.

É seguro fazer compras com criptomoedas?

O sistema de emissão de criptomoedas se baseia em redes blockchain, ou seja, cadeias de blocos altamente seguras que registram todo o caminho percorrido pelo Bitcoin desde o emissor até o recebedor. Saiba por que a blockchain é tão segura. 

As compras feitas com criptomoedas podem ser rastreadas e evitam o processo burocrático utilizado por bancos globais. As taxas são menores, afinal, não há um intermediário para dar veracidade à operação, bem como demais burocracias.

O que comprar com Bitcoin?

Conforme a adoção por parte da população aumenta, o mesmo acontece com o uso das criptomoedas como método de pagamento. Se você tem dúvidas sobre o que comprar com Bitcoin, lembre-se que boa parte das aquisições devem ser feitas por meio digital para serem validadas. Entram nessa categoria compras como:

  • Passagens aéreas;
  • Reserva de hotéis;
  • Jogos eletrônicos;
  • Eletrodoméstico;
  • Serviços e assinaturas digitais;
  • Vale-presentes.

Quais lojas e marcas aceitam bitcoins como forma de pagamento?

Atualmente, há mais de 15 mil empresas em todo o mundo que aceitam Bitcoin como forma de pagamento. Desde empresas gigantescas, como Amazon, Tesla e Burger King, até players de mercado do segmento financeiro, como Visa, Mastercard e PayPal.

E não são só os grandes conglomerados que já perceberam a ascensão das criptomoedas como meios de pagamento. No Brasil, diversos ramos adotam as criptos para compra e venda de serviços e produtos. Alguns exemplos de empresas brasileiras que aceitam Bitcoin:

  • Wayne Tattoo: um dos primeiros estabelecimentos nacionais a receber bitcoins como forma de pagamento, o estúdio paulista decidiu inovar em 2013;
  • PreVet: primeira clínica veterinária a aceitar a moeda no país;
  • Nobile Plaza Hotel: hotel em Brasília que aceita pagamentos desde 2017;
  • Cervejaria Dogma: a empresa franqueada aceita o pagamento em criptos desde 2019 por meio da plataforma BTC Pay e Service.

Vale a pena comprar com bitcoins?

É comum se perguntar se a adoção das criptomoedas como meio de pagamento é uma atitude inteligente, já que, assim como outros ativos do mercado, as moedas digitais oscilam em valor. Como dito anteriormente, a adoção mais comumente utilizada do Bitcoin e de outros criptos é como reserva de valor, visto que esse é um ativo que tende a se valorizar no longo prazo. 

Especialistas acreditam que o Bitcoin é a moeda do futuro e que tem tudo para ser um fator disruptivo para o mercado. Entretanto, a adoção como meio de pagamento ainda é vista com incertezas. 

Fato é que, se adotada pelas empresas, a prática é considerada segura e pode, sim, ser uma alternativa aos meios tradicionais. Cabe ao usuário avaliar se vale a pena fazer compras com Bitcoin, já que o valor pode aumentar ou diminuir de um dia para o outro, fazendo com que o poder de compra não seja tão compensatório.

O que é uma carteira virtual?

Por fim, além de conhecer os prós e contras da compra de produtos e serviços com criptomoedas, é importante que você compreenda ainda como esses ativos são armazenados. As carteiras virtuais são o principal aliado na hora de armazenar os ativos digitais.

As wallets são mecanismos que auxiliam na segurança do armazenamento das criptos, e geralmente são baseadas em criptografia de ponta. Explicamos tudo sobre esse mecanismo aqui.

Se você é um investidor iniciante e deseja explorar o mercado cripto com segurança, não é necessário ter uma carteira virtual independente. As exchanges especializadas fornecem segurança para quem deseja negociar criptos em um só lugar, por meio de uma plataforma dinâmica e intuitiva. É o caso da BitcoinTrade.

Conclusão

Agora que você já sabe o que comprar com Bitcoin, é provável que esteja mais interessado em ter criptos na sua carteira, não é mesmo? Lembre-se, entretanto, que o universo cripto exige certo conhecimento em blockchain e mecanismos digitais.

Evite investir de maneira direta logo de início - o auxílio de uma corretora especializada é o melhor caminho para quem está começando.

A Ripio é uma das plataformas mais renomadas do mercado cripto na América Latina. Por aqui, você pode negociar criptoativos a partir de R$ 10. Basta realizar um cadastro em nossa plataforma. É fácil, prático e rápido.