Voltar ao início

Entenda as diferenças entre os tipos de trade

Entenda as diferenças entre os tipos de trade

Você sabe o que é day trade, position trade e swing trade? Conheça os tipos de trade e descubra qual se encaixa no seu perfil de investidor.

Allan Jhones
Content Writer
19/9/22

Quem opera no mercado tradicional ou de criptomoedas provavelmente já ouviu falar em Day Trade, Swing Trade e Position Trade, mas você sabe qual é a diferença entre essas três formas de operar?

Em primeiro lugar, é necessário entender o significado de trader. A palavra vem do inglês “trade”, e em português significa comércio ou negócio. Logo, o trader é o profissional que realiza a compra e venda de ativos ou de ações, seja na bolsa de valores ou no mercado de criptomoedas, buscando ganhar dinheiro no curto, médio ou longo prazo.

Muitas pessoas acham que é fácil ser um trader, mas como qualquer outra profissão, é necessário estudar e saber aplicar o conhecimento na prática.

Entre as principais práticas de trade, existem as de day trade, swing trade e position trade. Cada uma delas tem suas próprias características.

Entender sobre essas formas de operar é fundamental para que você consiga identificar qual delas se encaixa no seu perfil. Siga a leitura para aprender mais sobre cada tipo de trading!

Day Trade

Quando nos referimos às pessoas que realizam operações de compra e venda que duram apenas um dia, estamos nos referindo ao day trade.

Essa forma de operar exige atenção total do trader, e um conhecimento aprofundado do mercado, visto que é preciso estar o tempo inteiro atento aos movimentos do mercado, já que as variações são muito maiores durante o dia.

Como day trade faz várias negociações durante o dia, focando em obter lucro no volume, esse tipo de operação possui um risco maior de perda, por isso é indicado aos traders profissionais.

O day trader precisa ter uma estratégia definida, saber fazer análise de gráficos, e deve estar sempre atento aos acontecimentos, já que qualquer notícia pode impactar o mercado.

Swing Trade

O swing trade faz movimentações que vão além de um único dia, geralmente sendo realizadas em algumas semanas. Esse modo de operar permite ao swing trader fazer um estudo maior sobre o ativo ou a ação, e traçar uma estratégia com uma margem um pouco maior de segurança.

Esse modo de operar é recomendado para quem quer obter lucro no curto prazo, fazendo uma análise um pouco mais aprofundada do mercado.

Position Trade

Por último, o position trade faz uma estratégia mais prolongada, que visa o longo prazo, podendo levar meses e até anos. Nessa posição, o trader compra ações ou criptomoedas sem uma data determinada para a sua venda.

Esse tipo de operação exige menos do trader, já que ele não terá que se preocupar em fazer análises gráficas diárias. Sendo assim, essa é uma boa opção para quem não tem muito tempo livre.

Outro ponto positivo, é que como o position trader realiza menos operações, ele consegue economizar no gasto com as tarifas.

Para entender se o position trade é uma boa alternativa para os investimentos em criptomoedas, acesse este artigo.

Destaco, que cada uma dessas modalidades de trading tem suas vantagens. O swing trade é uma boa opção para ter rendimentos satisfatórios em menos tempo. Já o day trade, garante liquidez, já que as operações acontecem ao longo de um dia, e o position trade, é a melhor opção para quem pensa a longo prazo.

Nós criamos este conteúdo para você que quer fazer parte do universo cripto e ele pode ser a sua porta de entrada nesse novo mundo. Ainda não conhece a plataforma da Ripio? Acesse o site para se cadastrar e começar a fazer parte da nova economia digital.