Voltar ao início

DAO: Entenda o que é

DAO: Entenda o que é

DAO é uma nova tendência do mercado cripto, mas afinal, o que é DAO? Confira aqui!

Luana Miyuki
Content Analyst
1/3/23

O que é DAO e qual a sua relação com o mercado cripto?

O universo cripto não cansa de surpreender e tem expandido suas ideias para diferentes tecnologias. Uma delas é o mecanismo de DAO, composto por organizações autônomas descentralizadas que reúnem pessoas de diferentes partes do mundo para trabalhar de maneira conjunta em um projeto.

Isso faz você lembrar do conceito de crowdfunding ou de cooperativa, certo? E a ideia é por aí mesmo.. Esse tipo de atividade envolve a captação de recursos — sendo uma espécie de financiamento coletivo —, para que um grupo de pessoas desenvolva determinada atividade.Tendência da Web3, esse modelo de negócios tem atraído cada vez mais entusiastas. 

Mas, afinal, como funciona uma DAO? Saiba tudo sobre a temática a seguir.

DAO: o que é e como funciona?

DAO é a sigla para Decentralized Autonomous Organization, ou seja, uma organização autônoma descentralizada. Esse tipo de coletivo reúne usuários de diferentes partes do mundo em uma rede blockchain a fim de captar recursos e trabalhar em conjunto na criação ou no desenvolvimento de determinadas aplicações.

No universo cripto, trata-se de uma organização sem gerenciamento hierárquico capaz de validar operações por meio de contratos inteligentes (smart contracts).

A ideia da DAO surgiu com o advento do Bitcoin e hoje é uma das aplicações mais interessantes do mercado cripto. A ideia por trás do mecanismo é permitir que empresas e organizações trabalhem sem a interferência de governos e instituições, de forma totalmente independente.

A rede Ethereum foi a primeira a dar espaço para a criação e o desenvolvimento das DAOs, mas agora já existem diversas novas frentes trabalhando em conjunto, como: MakerDAO (MKR), Uniswap (UNI), Compound (COMP), Radicle (RAD) e Rarible (RARI).

Diferença entre DAOs e as organizações tradicionais 

A diferença de uma DAO para uma cooperativa tradicional é que elas funcionam dentro de redes blockchain, o que significa dizer que todas as decisões e práticas ocorrem em plataformas de código aberto. 

Além disso, os usuários sequer precisam conversar entre si, já que tudo é feito de forma estruturada e é validado pelos smart contracts. 

Tipos de DAOs existentes

Qualquer organização autônoma inserida em uma rede descentralizada pode ser chamada de DAO. Dessa forma, muitas redes de criptomoedas pertencem a esse grupo, desde que abram a possibilidade de financiamento coletivo entre os seus usuários.

Entre os tipos de DAO mais conhecidas do mercado, destacam-se duas: 

  • MakerDAO: plataforma de empréstimos que permite aos acionistas tomarem decisões e participarem de votações em rede;
  • MolochDAO: rede de captação de fundos que ajuda no desenvolvimento da Ethereum.

Para que servem as DAOs?

Essas organizações oferecem aos usuários e desenvolvedores a oportunidade de coordenar, de maneira descentralizada, um grupo de pessoas com um objetivo em comum. A partir disso, é possível unir recursos suficientes para executar determinadas operações. 

As DAOs permitem que você trabalhe com alguém sem necessariamente precisar confiar nessa pessoa. Afinal, a confiança é gerada por uma tecnologia automatizada: os contratos inteligentes. Na prática, esse modelo de operação abre uma infinidade de possibilidades.

Como a tecnologia de criptomoedas é utilizada numa DAO

A partir do momento em que um smart contract é ativado na blockchain, os usuários envolvidos nas operações devem seguir regras já preestabelecidas pelo protocolo. 

Uma vez que a DAO entra em operação, todas as decisões são tomadas por meio de um consenso, o que inclui as decisões sobre precificação, captação de recursos, quais atualizações serão feitas, quanto cada usuário deve contribuir, entre outros aspectos. Tudo é definido por meio de participação em bloco, permitindo que o contrato inteligente seja o grande responsável por organizar e gerir as etapas.

Exatamente por isso, as DAOs não precisam de uma autoridade central, pois todas as decisões são tomadas em grupo e previamente organizadas por essa tecnologia automatizada. Os contratos inteligentes não permitem a edição dos códigos ou das regras e 100% das transações são publicadas na rede blockchain.

Como é feita a votação numa DAO?

A DAO é essencialmente pública. Logo, toda alteração gera uma votação, além de cada transação ser detalhadamente divulgada na blockchain.

Uma organização descentralizada bem estruturada abre portas para que seus usuários engajem em soluções que realmente acreditam, pois há a exigência de aporte financeiro (feito em criptomoedas) para quem deseja participar. 

O poder de decisão em uma DAO depende da quantidade de tokens de governança que cada usuário tem sob posse. Caso o indivíduo tenha um grande volume de ativos, o seu poder de voto se torna maior dentro da organização. Tudo é bastante transparente, seguro e aberto. 

Conclusão

DAO é um dos mecanismos mais promissores do universo cripto, uma vez que a tecnologia blockchain ganha cada vez mais espaço nos projetos descentralizados. Especialistas apontam esse tipo de organização como revolucionário e abrangente, fazendo com que os ativos atrelados a esses projetos se destacam no mercado.