Não é novidade que o assunto metaverso tem ganhado cada vez mais notoriedade nos últimos meses, principalmente desde que o Facebook mudou o seu nome para Meta, fazendo com que o tema entrasse em alta. Além disso, a febre dos óculos de realidade virtual tem influenciado na disseminação e no conceito do mundo virtual.
Os conceitos e as tecnologias do que temos chamado de metaverso têm sido aproveitadas em várias indústrias, que vão desde o setor imobiliário até a área da saúde. Mais recentemente, o setor de educação tem aproveitado bem o espaço da realidade virtual para alcançar novos públicos e disseminar conhecimento.
Apesar de o conceito de metaverso ter ganhado mais popularidade apenas nos últimos tempos, a UNIC (Universidade de Nicósia), no Chipre, foi a primeira instituição educacional no mundo a emitir certificados com autenticidade verificável pela blockchain do Bitcoin (BTC) em 2016. Ainda, em 2013, ela começou a aceitar BTC como pagamento, e em 2014 deu início ao seu primeiro curso de criptomoedas.
Agora, em 2022, a UNIC lançou o primeiro curso completamente on-chain do mundo, chamado “Introduction to NFTs and the Metaverse” (Introdução aos NFTs e ao Metaverso).
Algo bem interessante sobre esse curso é que ele acontece em um auditório virtual dentro do Open Metaverse (OM), uma plataforma de metaverso que tem como seu idealizador o Punk 6529, uma figura proeminente e influente na indústria blockchain e que também é conhecido por ser um grande colecionador de NFTs.
O curso é gratuito e é composto por uma série de aulas com duração de doze semanas. Os temas abordados terão teor mais introdutório e informativo com relação aos NFTs e ao metaverso. O seu objetivo é explicar conceitos básicos e permitir que as pessoas sem tanta familiaridade com essa indústria possam entender um pouco mais sobre como ela funciona.
Outra etapa que diferencia este curso dos tradicionais é que para ter acesso às aulas é necessário mintar um NFT. O único custo é o do Gás (quantidade de esforço computacional) da rede Ethereum para registrar transações nos blocos.
Além disso, grandes nomes do mercado cripto serão professores e estarão compartilhando os seus conhecimentos neste curso, entre eles:
- Fred Wilson, um dos investidores iniciais do Twitter, Facebook e Tumblr, e um grande otimista com relação às criptomoedas;
- Chris Dixon, nome bem conhecido na indústria cripto e um dos nomes por trás da Andreessen Horowitz, uma grande VC investidora de vários projetos em blockchain e metaverso.
O metaverso e os NFTs já deixaram de ser apenas um hype e agora estão tomando cada vez mais espaço em diferentes indústrias. A quantidade de casos de uso dessas ferramentas tem aumentado constantemente. Uma universidade renomada, como a UNIC, utilizar NFTs e proporcionar uma experiência usando tecnologias descentralizadas e imersivas pode ser apenas um primeiro passo para que outras instituições de ensino também comecem aderir a essa nova maneira de interagir.