Voltar ao início

Curso no metaverso com um cryptopunk

Curso no metaverso com um cryptopunk

Se engana quem pensa que o metaverso é apenas uma vertente dos jogos virtuais. O espaço de realidade virtual vem sendo utilizado para muitas finalidades, entre elas a educação.

Tim Balabuch
Content Creator
29/11/22

Não é novidade que o assunto metaverso tem ganhado cada vez mais notoriedade nos últimos meses, principalmente desde que o Facebook mudou o seu nome para Meta, fazendo com que o tema entrasse em alta. Além disso, a febre dos óculos de realidade virtual tem influenciado na disseminação e no conceito do mundo virtual.

Os conceitos e as tecnologias do que temos chamado de metaverso têm sido aproveitadas em várias indústrias, que vão desde o setor imobiliário até a área da saúde. Mais recentemente, o setor de educação tem aproveitado bem o espaço da realidade virtual para alcançar novos públicos e disseminar conhecimento. 

Apesar de o conceito de metaverso ter ganhado mais popularidade apenas nos últimos tempos, a UNIC (Universidade de Nicósia), no Chipre, foi a primeira instituição educacional no mundo a emitir certificados com autenticidade verificável pela blockchain do Bitcoin (BTC) em 2016. Ainda, em 2013, ela começou a aceitar BTC como pagamento, e em 2014 deu início ao seu primeiro curso de criptomoedas.

Agora, em 2022, a UNIC lançou o primeiro curso completamente on-chain do mundo, chamado “​​Introduction to NFTs and the Metaverse” (Introdução aos NFTs e ao Metaverso). 

Algo bem interessante sobre esse curso é que ele acontece em um auditório virtual dentro do Open Metaverse (OM), uma plataforma de metaverso que tem como seu idealizador o Punk 6529, uma figura proeminente e influente na indústria blockchain e que também é conhecido por ser um grande colecionador de NFTs.

O curso é gratuito e é composto por uma série de aulas com duração de doze semanas. Os temas abordados terão teor mais introdutório e informativo com relação aos NFTs e ao metaverso. O seu objetivo é explicar conceitos básicos e permitir que as pessoas sem tanta familiaridade com essa indústria possam entender um pouco mais sobre como ela funciona.

Grade curricular do curso "Introduction to NFTs and the Metaverse". Fonte: UNIC

Outra etapa que diferencia este curso dos tradicionais é que para ter acesso às aulas é necessário mintar um NFT. O único custo é o do Gás (quantidade de esforço computacional) da rede Ethereum para registrar transações nos blocos.

Imagem utilizada no NFT que dá acesso ao curso.

Além disso, grandes nomes do mercado cripto serão professores e estarão compartilhando os seus conhecimentos neste curso, entre eles:

  • Fred Wilson, um dos investidores iniciais do Twitter, Facebook e Tumblr, e um grande otimista com relação às criptomoedas; 
  • Chris Dixon, nome bem conhecido na indústria cripto e um dos nomes por trás da Andreessen Horowitz, uma grande VC investidora de vários projetos em blockchain e metaverso. 

O metaverso e os NFTs já deixaram de ser apenas um hype e agora estão tomando cada vez mais espaço em diferentes indústrias. A quantidade de casos de uso dessas ferramentas tem aumentado constantemente. Uma universidade renomada, como a UNIC, utilizar NFTs e proporcionar uma experiência usando tecnologias descentralizadas e imersivas pode ser apenas um primeiro passo para que outras instituições de ensino também comecem aderir a essa nova maneira de interagir.