O universo cripto deixou de ser uma aposta e se tornou um dos setores mais rentáveis e promissores do mercado. Com mais de 15 mil criptos disponíveis, surge a dúvida: em qual investir? Com focos diversos e tecnologias engenhosas, a lista de projetos de criptomoedas promissoras para 2022 está repleta de opções interessantes.
O Bitcoin pode ser o preferido dos investidores, mas também tem aberto espaço para que outras tecnologias se destaquem em um mercado de grande expansão. É o caso das criptomoedas do metaverso, as cripto games e os fan tokens, todos voltados para setores específicos e temáticos.
Quer investir em criptomoedas, mas não sabe por onde começar? Preparamos um guia com dicas para você investir com segurança nos melhores projetos do mercado. Acompanhe o texto a seguir e conheça as principais cripto de 2022.
Vale a pena investir em criptomoedas em 2022? E a longo prazo?
Diversos fatores podem influenciar as decisões financeiras de quem investe em renda variável, em especial o cenário macroeconômico e as tensões geopolíticas. No universo cripto, algumas dessas instabilidades acabam não afetando o setor, visto que as moedas digitais funcionam em um contexto específico do mundo digital.
A adoção das criptomoedas não é mais vista como uma aposta futura pelo mercado, e sim uma realidade. Com tecnologias cada vez mais aprimoradas e novas funcionalidades surgindo, o setor vem ganhando a preferência de diferentes públicos.
Grandes marcas estão investindo em criptos e tecnologias de expansão dos ambientes virtuais – como é o caso do metaverso. Empresas como Tesla, Mastercard, PayPal, Microsoft e Nike são algumas das gigantes que se posicionaram no setor cripto em 2022.
Portanto, é possível afirmar que o cenário é propício tanto para quem já investe como para os iniciantes que desejam explorar o mercado cripto. Porém, assim como qualquer outro investimento, é importante que você se atente à volatilidade, às falsas promessas e ao histórico de preços.
5 criptomoedas promissoras para 2022
Com foco nas finanças descentralizadas (DeFis) – sistemas que funcionam sem o intermédio dos bancos –, no metaverso e nos jogos online, o mercado cripto oferece boas oportunidades para quem deseja investir para além do Bitcoin. Confira algumas das principais criptomoedas para 2022:
Ether (ETH)
Considerada a segunda criptomoeda de maior valor do universo cripto, a Ether é a token oficial da rede Ethereum. A cripto é considerada uma evolução Bitcoin, já que é utilizada hoje para diferentes finalidades no âmbito da blockchain, via smart contracts.
Conforme a rede Ethereum é expandida para diferentes projetos como plataforma oficial de transações digitais, a sua criptomoeda acaba se valorizando na mesma medida. Para 2022, investir na compra desses ativos é uma estratégia inteligente para quem deseja diversificar o portfólio.
Saiba mais: Conheça as diferenças entre Bitcoin e Ethereum.
Solana (SOL)
A Solana é uma das diversas criptomoedas que atendem pelo apelido de Ethereum killer, já que foi projetada para corrigir falhas da Ether e ainda expandir suas funcionalidades. Assim como a moeda “mestre” desse universo, a SOL é reconhecida como uma das mais promissoras para as próximas temporadas.
Além de oferecer taxas mais baixas e protocolos de segurança remodelados, a SOL é uma das criptos que mais cresceram no último ano. Em 2021, a SOL registrou alta de 11.179,5%, e por isso é apontada hoje como a maior Ethereum killer do mercado.
Polkadot (DOT)
Outra Ethereum killer bastante conhecida do mercado e que deve ganhar ainda mais projeção para 2022 é a “irmã mais nova” Polkadot. A moeda leva esse apelido por ter sido criada por um cofundador da Ethereum, com o objetivo de gerar maior escalabilidade no mercado.
A DOT fechou 2021 com alta registrada de 187,40% e hoje figura no top 10 das melhores criptomoedas do mundo. Seu protocolo permite ainda que os usuários conectem diferentes blockchains.
Avalanche (AVAX)
A cripto Avalanche tem uma das taxas de transação mais baratas do mercado, o que faz do ativo uma alternativa interessante para quem deseja diversificar a carteira. Assim como outras criptos, a Avalanche também é conhecida por ser uma rede blockchain integrada, com escalabilidade rápida e funções expandidas para os usuários.
Em 2021, a cripto AVAX registrou alta de 3.326,70%, e deve continuar crescendo à medida que seus protocolos são atualizados para comportar outras blockchains.
Decentraland (MANA)
Com a pauta sobre metaverso em alta, o mercado tem se atentado para os diferentes produtos e serviços que surgem dessa tecnologia – como os NFTs e os jogos de universo aberto. A rede blockchain da Decentraland é o primeiro “teste” sobre esse tipo de mecanismo que promete revolucionar a internet como conhecemos até hoje.
A MANA é uma das primeiras blockchains de jogos do tipo play-to-earn (jogue para ganhar, em tradução livre). Os game tokens são utilizados pelos usuários para a compra de terrenos virtuais em jogos e já registraram alta de incríveis 4.069,40% em 2021.
O que saber antes de começar a investir em criptomoedas?
Além de conhecer as criptomoedas promissoras para 2022, é importante que você saiba como investir de maneira segura e com foco nos rendimentos de longo prazo.
Estude o mercado
Com mais de 15 mil criptomoedas disponibilizadas no mercado, é preciso ter em mente que nem todas têm liquidez vantajosa ou mesmo fundamentação como o Bitcoin e o Ethereum.
Por isso, lembre-se de estudar a fundo sobre as opções que achar interessante e foque em fatores como: histórico de preços, valorização, protocolos utilizados e como/onde surgiram. Todos os detalhes fazem diferença para uma motivação de compra.
Você também pode seguir estudando mais sobre os projetos criptoativos acessando o CoinMarketCap.
Cuidado com as “meme coins”
Outra dica para se manter seguro no universo cripto é fugir das “meme coins”, criptomoedas que surgem em fóruns online e são tratadas como piada. Isso porque elas costumam ter liquidez instável e duram apenas o tempo do “hype” criado pela internet.
É o caso da Dogecoin, moeda que chegou a subir 8.100% em 2021, graças à influência do bilionário Elon Musk, mas que viu seu valor despencar com a baixa manutenção de seus usuários.
Escolha uma exchange de confiança
Com o crescimento da busca por criptoativos, cresce também a gama de corretoras e plataformas especializadas em negociação de moedas digitais. Por isso, é importante que você avalie não só as criptomoedas, mas também as exchanges responsáveis pelas transações, para garantir maior segurança durante as negociações.
O ideal é negociar por meio de plataformas confiáveis e com boa reputação no mercado. Lembre-se de avaliar o histórico da empresa e também há quantos anos ela atende no mercado. A BitcoinTrade é líder no mercado de criptomoedas nacional, e atende milhares de clientes e empresas. Conheça nossa política de segurança.
Conclusão
Como é possível observar, a lista de criptomoedas promissoras para 2022 tem opções para diferentes estratégias de investimento.
Desde ativos focados na criação de sistemas descentralizados até os tokens digitais do metaverso, é possível investir nas principais tendências do mercado cripto de maneira inteligente a fim de garantir liquidez e, principalmente, solidez no longo prazo.