Voltar ao início

Lista de criptomoedas promissoras para 2022

Lista de criptomoedas promissoras para 2022

Saiba quais são as criptomoedas promissoras para se investir em 2022

Luana Miyuki
Content Analyst
10/1/22

O universo cripto deixou de ser uma aposta e se tornou um dos setores mais rentáveis e promissores do mercado. Com mais de 15 mil criptos disponíveis, surge a dúvida: em qual investir? Com focos diversos e tecnologias engenhosas, a lista de projetos de criptomoedas promissoras para 2022 está repleta de opções interessantes.

O Bitcoin pode ser o preferido dos investidores, mas também tem aberto espaço para que outras tecnologias se destaquem em um mercado de grande expansão. É o caso das criptomoedas do metaverso, as cripto games e os fan tokens, todos voltados para setores específicos e temáticos. 

Quer investir em criptomoedas, mas não sabe por onde começar? Preparamos um guia com dicas para você investir com segurança nos melhores projetos do mercado. Acompanhe o texto a seguir e conheça as principais cripto de 2022.

Vale a pena investir em criptomoedas em 2022? E a longo prazo?

Diversos fatores podem influenciar as decisões financeiras de quem investe em renda variável, em especial o cenário macroeconômico e as tensões geopolíticas. No universo cripto, algumas dessas instabilidades acabam não afetando o setor, visto que as moedas digitais funcionam em um contexto específico do mundo digital.

A adoção das criptomoedas não é mais vista como uma aposta futura pelo mercado, e sim uma realidade. Com tecnologias cada vez mais aprimoradas e novas funcionalidades surgindo, o setor vem ganhando a preferência de diferentes públicos. 

Grandes marcas estão investindo em criptos e tecnologias de expansão dos ambientes virtuais – como é o caso do metaverso. Empresas como Tesla, Mastercard, PayPal, Microsoft e Nike são algumas das gigantes que se posicionaram no setor cripto em 2022.

Portanto, é possível afirmar que o cenário é propício tanto para quem já investe como para os iniciantes que desejam explorar o mercado cripto. Porém, assim como qualquer outro investimento, é importante que você se atente à volatilidade, às falsas promessas e ao histórico de preços. 

5 criptomoedas promissoras para 2022

Com foco nas finanças descentralizadas (DeFis) – sistemas que funcionam sem o intermédio dos bancos –, no metaverso e nos jogos online, o mercado cripto oferece boas oportunidades para quem deseja investir para além do Bitcoin. Confira algumas das principais criptomoedas para 2022: 

Ether (ETH)

Considerada a segunda criptomoeda de maior valor do universo cripto, a Ether é a token oficial da rede Ethereum. A cripto é considerada uma evolução Bitcoin, já que é utilizada hoje para diferentes finalidades no âmbito da blockchain, via smart contracts

Conforme a rede Ethereum é expandida para diferentes projetos como plataforma oficial de transações digitais, a sua criptomoeda acaba se valorizando na mesma medida. Para 2022, investir na compra desses ativos é uma estratégia inteligente para quem deseja diversificar o portfólio. 

Saiba mais: Conheça as diferenças entre Bitcoin e Ethereum.

Solana (SOL)

A Solana é uma das diversas criptomoedas que atendem pelo apelido de Ethereum killer, já que foi projetada para corrigir falhas da Ether e ainda expandir suas funcionalidades. Assim como a moeda “mestre” desse universo, a SOL é reconhecida como uma das mais promissoras para as próximas temporadas.

Além de oferecer taxas mais baixas e protocolos de segurança remodelados, a SOL é uma das criptos que mais cresceram no último ano. Em 2021, a SOL registrou alta de 11.179,5%, e por isso é apontada hoje como a maior Ethereum killer do mercado.

Polkadot (DOT)

Outra Ethereum killer bastante conhecida do mercado e que deve ganhar ainda mais projeção para 2022 é a “irmã mais nova” Polkadot. A moeda leva esse apelido por ter sido criada por um cofundador da Ethereum, com o objetivo de gerar maior escalabilidade no mercado.

A DOT fechou 2021 com alta registrada de 187,40% e hoje figura no top 10 das melhores criptomoedas do mundo. Seu protocolo permite ainda que os usuários conectem diferentes blockchains.

Avalanche (AVAX)

A cripto Avalanche tem uma das taxas de transação mais baratas do mercado, o que faz do ativo uma alternativa interessante para quem deseja diversificar a carteira. Assim como outras criptos, a Avalanche também é conhecida por ser uma rede blockchain integrada, com escalabilidade rápida e funções expandidas para os usuários.

Em 2021, a cripto AVAX registrou alta de 3.326,70%, e deve continuar crescendo à medida que seus protocolos são atualizados para comportar outras blockchains.  

Decentraland (MANA)

Com a pauta sobre metaverso em alta, o mercado tem se atentado para os diferentes produtos e serviços que surgem dessa tecnologia – como os NFTs e os jogos de universo aberto. A rede blockchain da Decentraland é o primeiro “teste” sobre esse tipo de mecanismo que promete revolucionar a internet como conhecemos até hoje.

A MANA é uma das primeiras blockchains de jogos do tipo play-to-earn (jogue para ganhar, em tradução livre). Os game tokens são utilizados pelos usuários para a compra de terrenos virtuais em jogos e já registraram alta de incríveis 4.069,40% em 2021. 

O que saber antes de começar a investir em criptomoedas?

Além de conhecer as criptomoedas promissoras para 2022, é importante que você saiba como investir de maneira segura e com foco nos rendimentos de longo prazo.

Estude o mercado

Com mais de 15 mil criptomoedas disponibilizadas no mercado, é preciso ter em mente que nem todas têm liquidez vantajosa ou mesmo fundamentação como o Bitcoin e o Ethereum.

Por isso, lembre-se de estudar a fundo sobre as opções que achar interessante e foque em fatores como: histórico de preços, valorização, protocolos utilizados e como/onde surgiram. Todos os detalhes fazem diferença para uma motivação de compra. 

Você também pode seguir estudando mais sobre os projetos criptoativos acessando o CoinMarketCap.

Cuidado com as “meme coins”

Outra dica para se manter seguro no universo cripto é fugir das “meme coins”, criptomoedas que surgem em fóruns online e são tratadas como piada. Isso porque elas costumam ter liquidez instável e duram apenas o tempo do “hype” criado pela internet. 

É o caso da Dogecoin, moeda que chegou a subir 8.100% em 2021, graças à influência do bilionário Elon Musk, mas que viu seu valor despencar com a baixa manutenção de seus usuários.

Escolha uma exchange de confiança

Com o crescimento da busca por criptoativos, cresce também a gama de corretoras e plataformas especializadas em negociação de moedas digitais. Por isso, é importante que você avalie não só as criptomoedas, mas também as exchanges responsáveis pelas transações, para garantir maior segurança durante as negociações.

O ideal é negociar por meio de plataformas confiáveis e com boa reputação no mercado. Lembre-se de avaliar o histórico da empresa e também há quantos anos ela atende no mercado. A BitcoinTrade é líder no mercado de criptomoedas nacional, e atende milhares de clientes e empresas. Conheça nossa política de segurança.

Conclusão

Como é possível observar, a lista de criptomoedas promissoras para 2022 tem opções para diferentes estratégias de investimento. 

Desde ativos focados na criação de sistemas descentralizados até os tokens digitais do metaverso, é possível investir nas principais tendências do mercado cripto de maneira inteligente a fim de garantir liquidez e, principalmente, solidez no longo prazo.