Voltar ao início

Copy Trading: Com funciona?

Copy Trading: Com funciona?

Copy Trading é uma estratégia que permite que operações sejam executadas por traders especialistas. Venha entender!

Luana Miyuki
Content Analyst
13/12/22

O mundo dos investimentos tem atraído cada vez mais adeptos e o começo dessa jornada pode ser um desafio para muita gente. O investidor iniciante que não se sente confiante para investir sozinho, ou precisa de um “empurrão” para começar, pode contar com várias estratégias eficazes do mercado – sendo o Copy Trading (CT) uma delas.

Essa metodologia de investimentos é voltada para qualquer perfil de investidor, desde os mais inexperientes até os avançados que não têm tempo de analisar o mercado. Isso porque todo o trabalho duro de estudar e montar uma carteira qualificada fica nas mãos de especialistas.

Ficou interessado? Então, este texto é para você. Saiba como funciona o Copy Trade, quais são as vantagens da modalidade e dicas para se beneficiar na hora de investir.

O que é trader?

Antes de tratarmos de Copy Trading propriamente dito, é importante que você compreenda o que significa trader na prática. No mercado financeiro, ele nada mais é que alguém que faz transações na Bolsa de Valores em tempos determinados – geralmente, em um curto prazo.

Ou seja, o trader se baseia na compra e venda de ativos de acordo com uma estratégia  que visa o lucro. O Day Trade, por exemplo, consiste na negociação de ativos em um curto prazo de tempo – mais precisamente em um único dia. 

No caso das operações que duram mais tempo, entre um dia e algumas semanas, é dado o nome de Swing Trade. Nesse meio, Copy Trading é mais uma das muitas estratégias adotadas com esse fim.

Como funciona o Copy Trading?

Como o próprio nome sugere, Copy Trading é uma estratégia de negociação que se baseia na “cópia de negociações”, ou seja, é um meio para que investidores – iniciantes ou avançados que não tenham conhecimento necessário – possam aportar recursos de acordo com a recomendação de um especialista.

A prática ganhou espaço no mercado brasileiro à medida que o interesse pela Bolsa de Valores e do  mercado cripto cresceram entre a população. Diversos “gurus” surgiram para dar dicas de investimentos e montar carteiras com base em recomendações.

A prática consiste em copiar estratégias já consolidadas de investimento e deixar a responsabilidade das escolhas nas mãos de um gestor qualificado. Porém, assim como outros tipos de investimentos variáveis, trata-se de uma estratégia de alto risco e que nem sempre pode dar certo.

Perfil do investidor Copy Trading

O CT serve para todos os tipos de perfis: o investidor iniciante pode  aproveitar para colher orientações importantes, enquanto o mais experiente economiza tempo em análises e tomadas de decisões. 

Para participar da estratégia, basta que o investidor selecione um trader de elite e siga as suas posições. 

Por que se tornar um investidor Copy Trading? Conheça os benefícios

O Copy Trading oferece muitas vantagens para o investidor da Bolsa ou do mercado de criptomoedas. Entre os seus inúmeros pontos positivos, destacam-se:

  • Possibilidade de realizar aportes nos melhores investimentos do momento;
  • Economia de tempo, já que não é necessário grandes análises do mercado;
  • Contar com o aval de traders experientes durante as operações;
  • Geralmente, é gratuito e acessível em diversas plataformas.

Quando voltamos os olhos para o mercado de criptomoedas, o Copy Trading é uma estratégia ainda mais interessante, já que com a expansão do mercado , o investidor pode se sentir perdido sobre qual escolha fazer. 

Como o mercado cripto é muito dinâmico e pode mudar da noite para o dia, nem sempre o investidor tem tempo para acompanhar as oscilações e saber a hora certa de comprar um ativo. Por isso, o auxílio de um trader experiente contribui para escolhas mais acertadas e no timing certo. 

Quando começar a investir em Copy Trading?

Quer começar a investir no mercado de ações ou cripto mas não tem muita experiência? Ou já está inserido nesse ambiente, mas sente que falta tempo para tomar decisões melhores sobre seus investimentos? Então, o Copy Trading pode ser a melhor solução para otimizar as suas análises.

Para isso, você pode optar por seguir recomendações por conta própria ou acessar plataformas exclusivas para esse fim. Existem exchanges que conectam usuários e traders do mundo todo, que, por sua vez, abrem seus portfólios e fazem operações em tempo real. Nesse caso, o investidor pode copiar as ações de acordo com a sua preferência.

Principais plataformas de Copy Trading cripto

  • PrimeXBT: exchange internacional que oferece recomendações de usuários experientes para a compra e venda de criptoativos;
  • eToro: plataforma mais utilizada para o segmento e que tem uma gama ampla de criptos e usuários;
  • Zulutrade: exchange especializada que também atua como Social Trading e conecta traders do mundo todo;
  • ICmarkets: conta com as taxas de câmbio mais baixas quando comparada às outras opções.

Conclusão

Como é possível observar, o conceito de Copy Trading é uma boa estratégia para quem deseja começar a investir, assim como para os investidores experientes que buscam maior praticidade na hora de organizar os seus investimentos.

Entretanto, assim como outras estratégias de renda variável, essa também demanda cuidados e estudos. Se você deseja maximizar seus lucros e aumentar o patrimônio, seja em cripto ou em ações, deve buscar sempre os melhores ensinamentos. Lembre-se de avaliar a reputação dos traders e também da plataforma antes de basear suas escolhas.

A nossa plataforma possui conteúdos informativos  sobre as principais criptomoedas do mercado. Dessa forma, você pode se manter sempre atualizado.