Voltar ao início

Conheça as Stablecoins e todas suas vantagens

Conheça as Stablecoins e todas suas vantagens

Conheça melhor as Stablecoins e porque vale a pena investir nelas.

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

O mercado de criptomoedas está em constante evolução e, nisso, os investidores buscam por alternativas que possam trazer rendimentos melhores às suas carteiras de ativos.

Entre as opções de moedas digitais, as Stablecoins se destacaram das demais por oferecer uma certa estabilidade dentro de um mercado tão volátil.  Essa segurança permitiu que elas se firmassem como um dos melhores produtos do mercado cripto de investimento. 

As Stablecoins, além de reunir a tecnologia da Blockchain, tem uma posição maior como dinheiro fiduciário. 

Por isso, elas permitem uma análise mais estável sobre a volatilidade do mercado em comparação às demais moedas digitais e, ainda, possuem uma cotação mais equilibrada no mercado financeiro, abrindo o mercado para investidores com perfis mais conservadores e que antes, talvez, não se interessavam pelo universo cripto. 

As Stablecoins são moedas funcionais e que, com toda a praticidade do mercado de criptoativos, como a fácil aquisição e possibilidade de serem transferidas rapidamente para qualquer lugar do mundo, são isentas de taxas bancárias e proporcionam um acesso fácil ao sistema de finanças descentralizadas. 

Se interessou sobre o assunto? Continue lendo e entenda tudo sobre a moeda que revolucionou o mercado cripto.

O que são Stablecoins?

Conforme o termo, as Stablecoins é são moedas mais estáveis e pareadas ao preço de um ativo físico ou um conjunto de moedas como dólar. Essa moeda pode ser atrelada a outras criptomoedas, fundos de investimento e metais preciosos e variam de acordo com o produto que está ligada. 

Esses ativos podem ser exemplificados através de alguns produtos digitais e, também, no sistema fiduciário como:

  • BRZ;
  • Tether ou USDT;
  • USD Coin;
  • DAI;
  • Binance USD;
  • True USD.

Em suma, a diferença entre esses ativos está na forma de comercialização e de estabilidade. Enquanto as criptomoedas podem sofrer variações, as Stablecoins mantêm a segurança financeira.

Entretanto, o valor de uma Stablecoin pode mudar conforme o preço do ativo a que estiver atrelada. A moeda segue o fluxograma da economia conforme a demanda comercial.  

Como funcionam as Stablecoins?

As Stablecoins, assim como os demais criptoativos, são 100% digitais e integram a blockchain, além de ser uma tecnologia que pode ser utilizada para qualquer lastro: ouro, euro, petróleo, dentre outros. 

Cada token deve possuir a quantidade de ativos em custódia e, se um cliente retirar uma parte ou o total dos recursos, precisa alterar o pareamento. Essa proposta foi induzida para gerar uma interpretação melhor às organizações que guardam os ativos lastreados.

Colaterização de moeda fiduciária

Essa modalidade se aplica quando um investidor emite um token para cada moeda física depositada, porém, pode despertar uma desconfiança sobre o emissor. Ou seja, não existem as garantias sobre a transmissão dos dados. 

Nesse caso, temos o exemplo da Tether USD (USDT), que na teoria corresponde ao dólar americano de 1:1, contudo, não apresenta uma auditoria transparente e regular para quem se interessa. 

Colaterização com outros criptoativos

O objetivo dessa estratégia é permitir os depósitos colaterais em criptomoedas e na mesma quantidade para as Stablecoins. No entanto, toda transação relacionada a esse ativo ocorre fora do mercado tradicional. 

Um exemplo desse caso é a DAI, cujo lastro está em outras moedas e é assegurado através de smart contracts. Essa modalidade é utilizada para impedir que o Stablecoin sofra grandes variações com a desestabilização do mercado.

Algorítmicas ou não-colateralizadas

Esse formato se caracteriza por não possuir relação direta com nenhuma moeda fiduciária, cripto ou commodities. São 100% lastreadas por smart contracts e outros algoritmos.

O objetivo dos algoritmos que regulam estas moedas é basicamente tentar manter a estabilidade do valor, por isso podem estar programados para destruir ou emitir tokens para equilibrar o mercado. 

Atreladas a commodities

Seguindo o mesmo princípio das Stablecoins atreladas às moedas fiduciárias, as que estão ligadas a commodities variam de acordo com produtos físicos como o ouro e o petróleo, podendo ser mais volátil que as demais por essa razão. 

Vantagens das Stablecoins

Dentre as vantagens, a mais importante é a proteção do capital investido. Dessa forma, as Stablecoins impedem as perdas devido às oscilações do mercado. Além disso, a moeda ainda pode trazer alguns benefícios como:

  • Transações ágeis e sem custos altos;
  • Possibilidade de custódia própria ao investidor;
  • Transferência do saldo entre exchanges;
  • Conversão para outras moedas.

Segurança em relação à desvalorização do real

As Stablecoins proporcionam estabilidade e evitam perdas com a desvalorização de um ativo físico. Contudo, o saldo pareado segue o fluxo do mercado, porém, permanece inalterado em relação às constantes variações financeiras. 

Maior flexibilidade em negociações de criptomoedas

As Stablecoins e as criptomoedas se complementam, apesar de terem funcionalidades diferentes. Um investidor pode fazer uma troca de ativos, mas é preciso estudar e observar o comportamento do mercado para fazê-lo com segurança.

Para isso, o investidor pode escolher uma exchange que ofereça essas moedas e, assim, iniciar suas transações com segurança e o apoio de especialistas no assunto. 

Variação do portfólio sem burocracia e sem impostos

As criptomoedas são descentralizadas, ou seja, não existe um banco regulador para os investimentos. Assim, operar criptoativos tornou-se um meio prático e sem taxas e, ainda, possibilita uma comercialização sem exigências maiores. 

Cuidados em relação a Stablecoins

As Stablecoins se tornaram importantes no mercado “business to business” e podem crescer no futuro. Por serem estáveis, atraem novos usuários para o mercado cripto, porém, é preciso manter os cuidados com as operações desses ativos. 

Quais são as melhores opções de Stablecoins?

A criptomoeda possui alternativas para um investidor contratar um produto ideal e com  um bom custo-benefício. As plataformas de compra e venda apresentam algumas opções como:

  • Stablecoins controlada por seus criadores;
  • Estratégia colateralizada;
  • Fundo de commodity colateralizado;
  • Não colateralizado ou sem lastro.

DAI

Essa moeda proporciona estabilidade e segurança aos investidores, sendo vinculada ao valor de um dólar americano. Por isso, esse ativo se tornou uma das mais relevantes e utilizadas na criptoeconomia. 

USDC

A USDC foi lançada em 2018, é vinculada ao dólar americano e circula nas redes da Blockchain. A moeda é operada pelo consórcio Centre, que conta com mais de 270 milhões de dólares em ativos empresariais.

Conclusão

Neste artigo, explicamos sobre as Stablecoins e como a moeda pode ser uma solução viável para os investimentos com os ativos digitais. Esse produto mantém a estabilidade sobre o capital investido e trabalha através da emissão de tokens sobre os ativos.