Voltar ao início

Capitalização de mercado em criptomoedas: o que é e como interpretá-la

Capitalização de mercado em criptomoedas: o que é e como interpretá-la

Entenda o que é market cap, como calcular e seus limites ao analisar criptomoedas. Conteúdo educativo e acessível. Leia a guia completa.

Fernando Clementin
Jornalista e tradutor.
Registar no Ripio!
10/11/25

O “Market Cap”, em português “capitalização de mercado”, é uma métrica-chave que costumamos encontrar ao falar de uma criptomoeda. Você sabe bem do que se trata e para que serve?

O que é a capitalização de mercado em criptomoedas

A capitalização de mercado nas criptomoedas refere-se ao valor total de uma criptomoeda em função do valor do seu criptoativo e das unidades que foram emitidas. Geralmente, mede-se e expressa-se em dólares. Em termos mais simples, podemos considerar a capitalização de mercado como uma estimativa do valor que o mercado atribui, naquele momento, a uma determinada criptomoeda.

Como se calcula a capitalização de uma criptomoeda

A capitalização de mercado pode ser calculada com uma simples multiplicação de dois dados:
Preço atual da criptomoeda * Fornecimento circulante atual.

É importante destacar que usamos o fornecimento em circulação no momento do cálculo e não o fornecimento total de um criptoativo. Por exemplo, no caso do Bitcoin, usamos os 19,9 milhões de BTC que existem hoje e não o total de 21 milhões que eventualmente serão minerados:

Capitalização de mercado do Bitcoin: 111.134 (USD) * 19.910.000 (BTC) = 2.212.677.940.000 USD

Por que é importante para investidores e traders

O principal motivo pelo qual a capitalização de mercado é importante para investidores e traders é que ela funciona como uma medida de comparação muito útil. Para além de qualquer apreciação subjetiva dos fundamentos de um projeto, a capitalização de mercado mostra o valor que o mercado atribui a um criptoativo em um dado momento. Ou seja, costuma ser interpretada como um indicador da confiança do mercado em uma criptomoeda.

Portanto, a capitalização de mercado é uma forma de ordenar ou classificar as criptomoedas pelo seu valor. Com isso, é possível ter uma estimativa relativa do risco que implica investir nela; em geral, quanto menor a capitalização, maior pode ser a volatilidade e o risco.

Exemplos: Top criptos por capitalização

Se falarmos do top de criptomoedas por capitalização de mercado, há uma rainha indiscutível, que é o Bitcoin. Com um market cap de USD 2,21 trilhões em 7 de setembro de 2025, a criptomoeda pioneira do mercado quadruplica o valor total de sua imediata seguidora.

A segunda do top é ether (ETH), a criptomoeda da Ethereum. Sua capitalização de mercado é de USD 519.626 milhões no momento em que estas linhas são escritas. Assim como o Bitcoin, o ETH também multiplica várias vezes o market cap da criptomoeda que a segue na lista.

Além da capitalização de mercado, existem outras métricas importantes, como o volume de negociação de uma criptomoeda. Fonte: Ripio Trade.

Além da capitalização de mercado, há outras métricas importantes, como o volume de negociação de uma criptomoeda. Fonte: Ripio Trade.

A terceira do Top é Ripple (XRP) e a quarta é a stablecoin Tether (USDT). Seus market caps são de USD 172.000 milhões e USD 169.000 milhões, respectivamente. O top 5 é completado pela BNB, com USD 123.000 milhões de valor total. Além das mencionadas, apenas mais uma criptomoeda supera os USD 100.000 milhões em capitalização: Solana (SOL; com USD 110.000 milhões). Na data mencionada anteriormente, completam o Top 10 USDC, Dogecoin (DOGE), Tron (TRX) e Cardano (ADA), nessa ordem.

Limitações e erros comuns ao interpretá-la

Como dissemos, a capitalização de mercado pode dar indícios sobre a situação de uma criptomoeda e a percepção que existe sobre ela. Mas nem sempre oferece uma visão completa.

Em primeiro lugar, é preciso diferenciar entre o circulante atual e o circulante total. O market cap de uma criptomoeda pode ser alto se for calculado com um estoque relativamente baixo; no entanto, se restarem muitas unidades da criptomoeda para emitir, a capitalização pode ser afetada, inclusive em um curto espaço de tempo.

Além disso, a capitalização de mercado nem sempre reflete dados importantes de um projeto, como liquidez, adoção e utilidade. Sobre a liquidez, é preciso considerar que algumas poucas operações a preço alto podem disparar o market cap de uma criptomoeda. Porém, se isso não for sustentado, a métrica cairá, especialmente se se tratar de um token com baixo volume e baixa liquidez. Da mesma forma, podemos incorrer em más interpretações sobre a solidez de um projeto se estivermos diante de uma capitalização de mercado “inflada” por pura especulação. Um market cap alto nem sempre equivale a segurança, escalabilidade e adoção em uma criptomoeda.

Capitalização de mercado, valiosa mas não absoluta

De tudo o que foi comentado, podemos concluir que a capitalização de mercado é uma das métricas mais relevantes em relação às criptomoedas. De fato, é o critério que costuma ser seguido para montar o ranking das mais importantes no mercado. Agora, não devemos tomá-la como a resposta para todas as perguntas possíveis. Lembre-se de que há outras coisas importantes a analisar que não se refletem nesse indicador. Como sempre se recomenda, é necessário fazer uma pesquisa exaustiva e consciente se você se interessa por alguma criptomoeda ou projeto em particular.

O conteúdo deste artigo tem apenas fins informativos e/ou educacionais. Não constitui aconselhamento financeiro, legal, fiscal ou de investimento, e não deve ser interpretado como uma recomendação para tomar qualquer ação específica.

Antes de tomar decisões financeiras, de investimento ou comerciais, é recomendável consultar um assessor ou profissional qualificado na área correspondente.Os ativos digitais podem apresentar alta volatilidade em suas cotações. A Ripio não oferece garantias ou representa a viabilidade ou adequação desses ativos como uma opção de investimento.