Voltar ao início

Bitcoin, Litecoin e Ethereum: principais diferenças

Bitcoin, Litecoin e Ethereum: principais diferenças

Conheça as particularidades de algumas das mais famosas criptomoedas

Santiago Juarros
Content Analyst
26/10/20

Mais de 6.600 ativos digitais estão listados no Coinmarketcap, que é um site de referência sobre cotações das principais moedas do mercado. 

Mas qual é o motivo para existirem tantas criptos? Existe diferenças relevantes entre elas, que podem dar maior destaque a algumas?

Como o mercado é extremamente extenso, neste artigo vamos aprender alguns conceitos gerais e focar apenas em três populares ativos digitais: BTC, ETH e Litecoin.

Por que existem tantas moedas digitais?

O bitcoin é uma das primeiras criptomoedas existentes e a mais famosa delas, abrindo o caminho para a revolução monetária em que vivemos. Por meio da tecnologia usada por Satoshi Nakamoto, pseudônimo usado pelo criador do BTC, os ativos digitais de tornaram populares. O interesse pelo assunto cresce mais a cada dia.

O mercado de criptomoedas é aberto e cada pessoa ou empresa com o conhecimento adequado pode criar sua própria moeda. Para que uma moeda digital cresça em adoção, geralmente ela apresenta uma boa ideia ou tecnologia, a fim de atrair usuários para a mesma.

Muitas criptomoedas foram criadas para melhorar algum aspecto do bitcoin. É comum que uma criptomoeda tente apresentar soluções ou mesmo evoluções para as tecnologias mais antigas. Apesar disso ser muito válido e importante para a saúde do mercado, o bitcoin ainda é uma referência, possuindo a maior capitalização do setor e uma boa reputação em seu código.

Bitcoin x Litecoin

A Litecoin é uma moeda lançada em 2011 por Charlie Lee. Ela foi anunciada como uma “versão mais leve” do bitcoin. O projeto ainda se colocou como sendo a “prata” das criptomoedas, dando o lugar de “ouro” para o próprio BTC.

O código da Litecoin foi totalmente inspirado no Bitcoin, portanto a validação da rede é bem semelhante, assim como a forma de enviar e receber moedas.

Mesmo assim, entre os dois projetos existem algumas grandes diferenças. 

Por exemplo, o número total de bitcoins não excederá 21 milhões de unidades. Já a Litecoin terá um máximo de 84 milhões. Com uma oferta maior, é bem difícil que o preço por unidade de moeda seja o mesmo que o do Bitcoin em algum dia.

Como vantagem, o código da Litecoin foi ajustado para confirmar uma transação de maneira mais veloz que o Bitcoin. Enquanto o tempo de confirmação do BTC é programado para 10 minutos (esse tempo pode ser bem maior em ocasiões em que a rede está sobrecarregada), a Litecoin pode confirmar um envio em um tempo quatro vezes menor.

Bitcoin x Ethereum

Em ideias básicas gerais, BTC e ETH possuem características parecidas. Apesar disso, Ethereum foi criada para ser bem mais que uma moeda digital. 

A Ethereum oferece uma plataforma para a construção de software abertos, implementando contratos inteligentes em seu código e possibilitando o surgimento de aplicativos descentralizados (dapps).

Explicando de um jeito mais simples, a Ethereum usa blockchain não apenas para criar um sistema financeiro, mas possibilita o registro e o uso de linhas de códigos para criar programas dentro de sua rede, de maneira confiável e imutável, sendo à prova de fraudes.

Pela inovação no uso da tecnologia blockchain, Ethereum conquistou um lugar de destaque no mercado. Atualmente, o projeto só perde em capitalização para o próprio Bitcoin.

Bitcoin x Ethereum

Se existem tantas moedas, qual delas comprar?

A decisão de comprar ou não um ativo deve ser baseada em estudo, gerenciamento de riscos e análise de cada um deles. Existem centenas de moedas digitais confiáveis e com projetos fantásticos, assim como outras centenas são duvidosas e de futuro muito questionável.

Uma boa atitude pode ser a criação de um portfólio, onde o investidor aloca o seu capital diversificado em mais de uma moeda. Assim, maiores valores podem ser alocados em projetos mais confiáveis. Já alguns pequenos valores podem ser “arriscados‘ em projetos mais recentes e sem uma grande base para análise.

E não se esqueça: para comprar e manter as moedas tradicionais como BTC, ETH e LTC; você pode contar com a Ripio! Aqui, você encontra as melhores opções na hora de negociar criptomoedas, 24 horas por dia, com pares em Real e preços competitivos.