Voltar ao início

Avalanche (AVAX): Entenda o que é

Avalanche (AVAX): Entenda o que é

Você sabe o que é Avalanche (AVAX)? Conheça um pouco mais sobre a plataforma de blockchain de contratos inteligentes. Acesse

Luana Miyuki
Content Analyst
31/1/23

Avalanche (AVAX): conheça a rede blockchain focada em dApps

A expansão do universo cripto tem feito muitas empresas desenvolverem soluções ainda mais robustas para além da criação de criptomoedas. Com o aumento das soluções DeFi (finanças descentralizadas) tomando conta do mercado, concorrentes da rede Ethereum têm surgido com propostas mais ágeis e escaláveis, como é o caso da rede Avalanche.

Focado em soluções voltadas para o campo das finanças descentralizadas, o ecossistema da Avalanche cresceu exponencialmente em 2021: foram mais de US$ 10 bilhões em TVL (valor total bloqueado) registrado, tornando a AVAX a quarta rede blockchain mais valiosa do mundo naquele ano – atrás apenas de Ethereum, Terra e BNB Chain.

A rede promete beneficiar os desenvolvedores de dApps (aplicativos descentralizados) de forma mais prática e rápida, além de cobrar taxas menores. Saiba como funciona a Avalanche e o seu token AVAX.

O que é Avalanche? 

A Avalanche é uma rede blockchain voltada para a criação de aplicativos descentralizados, além de realizar validações em contratos inteligentes (smart contracts) por meio de operações automatizadas. Sendo assim, ela se equipara à Ethereum no grupo dos gigantes ecossistemas DeFi.

Lançada em 2020 pela Ava Labs, a plataforma foi criada com o intuito de oferecer melhor escalabilidade para os usuários da Ethereum e logo conquistou o mercado por conta das suas inúmeras funcionalidades.

Entre os principais benefícios, a Avalanche oferece taxas menores, quando comparada a outras redes de smart contracts, além de apresentar soluções para a expansão do universo blockchain.

Com potencial de expansão, o ecossistema tem dois projetos de grande renome no mercado: a plataforma de empréstimos Aave e o software de execução Sushiswap.

Confira também: AVALANCHE (AVAX) - O QUE É, COMO FUNCIONA, COMO USAR 

O token AVAX

Além de ser um ecossistema completo voltado para soluções e desenvolvimento de dApps, a Avalanche também tem uma cripto para chamar de sua: a AVAX. Sendo o principal token da plataforma, a cripto figurou entre as mais valiosas de 2021 e serve tanto como ativo de valor como token validador da plataforma.

O uso da AVAX é incentivado por meio de staking, o que contribui para uma maior taxa de segurança dos protocolos e a valorização dos usuários que a utilizam. Atualmente, tem-se uma quantidade limitada de 720 milhões desse token, sendo que mais da metade dessa quantia já foi liberada durante o seu lançamento. 

Como funciona a Avalanche (AVAX)?

A Avalanche é uma blockchain que utiliza o mecanismo Proof of Stake (PoS), o que significa dizer que a sua criptomoeda não pode ser minerada. A rede "premia" os usuários a cada validação concluída e também pela atuação conjunta no processo de expansão e manutenção da rede.

O protocolo de consenso da Avalanche permite que todos os seus nós validadores trabalhem de forma paralela e automatizada, o que faz com que as transações sejam validadas aleatoriamente e em um ritmo muito mais acelerado. O processo reduz as taxas e gera maior agilidade durante as transações – que são feitas quase que instantaneamente.

Outra particularidade do funcionamento da Avalanche é o uso conjunto de três blockchains separadas em sua plataforma: X-Chain, P-Chain e C-Chain. Elas são validadas e operadas pela rede primária, mas cada uma conta com suas características e funcionalidades:

  • X-Chain: facilita a criação e o compartilhamento de ativos além do token AVAX;
  • C-Chain: destinada à criação de contratos inteligentes;
  • P-Chain: gerenciadora e responsável pelo stacking do token AVAX.

Vantagens de investir em Avalanche (AVAX)

Considerada uma das redes blockchain mais completas do segmento, a Avalanche se tornou uma boa oportunidade de investimento por meio do seu token nativo. Sendo assim, os usuários diretos ou os investidores comuns podem se beneficiar em rentabilizar com o ativo.

Porém, antes de investir, é importante que você conheça o seu perfil de investidor, além de compreender o mercado cripto como um todo. Assim como outras criptomoedas, a AVAX é bastante volátil e depende de fatores externos e de mercado para performar de forma positiva. 

Ainda assim, plataformas voltadas para as DeFis têm se destacado no mercado por conta das várias funcionalidades que têm para oferecer. Um dos grandes destaques da AVAX é a sua velocidade, escalabilidade e competitividade no segmento de smart contracts.

Oportunidades de mercado

Além disso, as tecnologias apresentadas pela empresa devem ganhar maior adesão por parte de governos e companhias de tecnologia nos próximos anos, uma vez que são soluções voltadas para a descentralização dos serviços tradicionais do mercado financeiro.

Como dito anteriormente, a AVAX permite a realização de staking, que garante maior renda passiva por meio das criptomoedas. Essa é uma característica que costuma atrair os usuários avançados e os também investidores globais.

Conclusão

Agora que você já conhece a Avalanche e as suas principais expectativas no mercado cripto, que tal começar a investir nesse ativo? A cripto AVAX pode ser adquirida de duas formas: pela própria rede ou por meio de exchanges especializadas. 

A segunda opção é a forma mais segura para os investidores que não têm conhecimento avançado para negociar pelo método “peer to peer” (P2P).