Voltar ao início

Algorand, a resposta para o "trilema blockchain"

28/7/22

Estamos listando novos tokens na Ripio e começamos com ALGO, uma criptomoeda nativa da Algorand, a rede blockchain que tenta oferecer uma plataforma mais eficiente, rápida e barata para pagamentos e transferências de valores com criptomoedas e para o desenvolvimento de dApps (aplicativos descentralizados).

ALGO, a criptomoeda da Algorand

A criptomoeda da rede Algorand é uma das bases dessa rede descentralizada. Como a maioria das criptomoedas, ela é útil para acumular valor, fazer pagamentos, compras e para outros usos no ecossistema. Um dos principais usos da moeda é no mecanismo de consenso da rede: qualquer pessoa que possua pelo menos 1 ALGO pode participar do proof-of-stake (prova de participação) e obter uma recompensa que é paga em ALGO. Além disso, tem-se a oferta limitada de 10 bilhões de ALGO, o que foi definido desde seu lançamento, em junho de 2019.

O que é Algorand

Algorand é um projeto blockchain que busca contribuir com a solução do “trilema blockchain”, ou seja, o desafio múltiplo de criar redes que possam ser suficientemente descentralizadas, rápidas e seguras simultaneamente, sem que nenhuma dessas características infrinja a outra. Precisamente, a particularidade do Algorand é sua alta velocidade, pois pode processar até 1000 transações por minuto, levando cerca de 4,5 segundos para processar, validar e registrar uma operação na blockchain.

O “trilema blockchain” indica que, geralmente, quanto mais descentralizada for uma rede, alguma das três principais características será mais “fraca”. Por exemplo, quanto mais descentralizada e segura for a rede, mais lenta ela será. Portanto, o “trilema” está associado com escalabilidade, segurança e descentralização. A Algorand, com seu design particular de duas camadas, pode otimizar o seu desempenho para oferecer uma experiência equilibrada nesses três aspectos. 

O desenvolvimento da Algorand começou em 2017 pelo italiano Silvio Micali, cientista da computação, professor do MIT e vencedor do prêmio Turing (algo como um Prêmio Nobel de computação). A rede pública e o token ALGO surgiram em junho de 2019. Atualmente, ALGO é uma das 30 principais criptomoedas do mercado cripto. 

Como funciona a Algorand 

A Algorand faz parte das redes alternativas a Ethereum que oferecem a possibilidade de criação de tokens e desenvolvimento de dApps com um mecanismo de consenso diferente. Enquanto a rede Ethereum ainda usa o proof-of-work (prova de trabalho), por exemplo, a Algorand usa o proof-of-stake, que é mais eficiente em recursos e oferece custos operacionais mais baixos. 

A rede tem uma estrutura muito particular, com duas blockchains entrelaçadas. A Layer 1 (camada base), permite a criação de ativos, a troca de tokens e a operação de contratos inteligentes. Já a Layer 2 (segunda camada) é reservada para o desenvolvimento de contratos inteligentes mais complexos e a criação de dApps.

Ao alocar um ambiente para cada tipo de operação, a Algorand consegue processar as transações com eficiência, já que os swaps (transferências) dos tokens não interferem na capacidade de processamento e na velocidade de um dApp. É como uma loja ter uma fila para pagamentos apenas em dinheiro e outra para pagamentos apenas em cartão. Isso também permite a rede economizar no consumo de energia e ser uma das blockchains mais ecológicas a Algorand até se declara uma rede neutra em carbono.

Como comprar ALGO com reais no Brasil

A criptomoeda da rede Algorand já está disponível para compra pelo aplicativo ou diretamente no site da Ripio e você só precisa de uma conta ativa com saldo disponível em reais. Além disso, você pode vender, sacar e depositar ALGO diretamente com a wallet (carteira) da Ripio.

  1. Se você não possui uma conta Ripio, faça o cadastro pelo site ou baixe o aplicativo para Android ou iOS.
  2. Ative sua conta para comprar ALGO e outros tokens com reais.
  3. Deposite o saldo por transferência bancária, Mercado Pago ou Pix.
  4. Na sua carteira ou no “módulo de compra”, insira a quantidade de ALGO que deseja e siga os passos para confirmar a compra.

As possibilidades de uso de ALGO são: fazer hold (manter), pagar compras e serviços, converter em moeda fiduciária, negociar em exchanges por outros tokens e criptomoedas, fazer staking (renda passiva), entre outras.  

Tem alguma dúvida de como comprar ALGO na Ripio? Mande uma mensagem para nós.