Voltar ao início

Algorand: aprenda mais sobre a rede

Algorand: aprenda mais sobre a rede

A rede Algorand se intitula como a única que conseguiu ser descentralizada, escalável e segura ao mesmo tempo em que é ambientalmente sustentável.

Luana Miyuki
Content Analyst
13/12/22

O mercado de criptomoedas passou por várias fases desde o seu “boom” com o Bitcoin (primeira geração) e a ascensão da Ethereum como rede expandida (segunda geração). Agora, a terceira geração desse universo foca em projetos ainda mais completos, como é o caso da plataforma Algorand e o seu token nativo ALGO.

Um dos projetos blockchain mais bem-sucedidos dos últimos anos, a Algorand já ultrapassou US$ 10 bilhões em capitalização de mercado e figura como uma das criptomoedas mais valiosas no ranking global.

Batendo de frente com a Ethereum, a rede possibilita transações mais rápidas e baratas, além de uma escalabilidade maior. Quer conhecer mais sobre o projeto e saber se vale a pena investir em ALGO? Confira todas as informações a seguir!

O que é a rede Algorand?

A Algorand é uma blockchain descentralizada que segue os mesmos conceitos da Ethereum, porém com uma proposta mais escalável, segura e rápida, sendo é utilizada por desenvolvedores e entusiastas de projetos DeFi (finanças descentralizadas).

A sua infraestrutura foi criada por meio de códigos abertos, enquanto os seus projetos são tocados por validações em smart contracts (contratos inteligentes). Isso significa que há total liberdade para os membros participarem ativamente da construção e manutenção da rede. 

A Algorand incentiva uma economia aberta e sem fronteiras, em que todos podem participar de projetos descentralizados. Para ter voz ativa, porém, o usuário precisa ter criptos ALGO sob tutela (stake), que servem como token de governança para a participação na rede.

Outra característica da Algorand é que ela utiliza o mecanismo de proof of stake, que otimiza as transações por meio de autovalidação, ao contrário do Bitcoin (BTC), que necessita de mineração (proof of work).

Como surgiu a Algorand

O projeto Algorand foi criado em 2019 por Silvio Micali, um renomado professor de ciência da computação do MIT e ganhador do Prêmio Turing de 2012. Com uma ampla experiência na área de ativos digitais e blockchain, o fundador contou com a ajuda de vários especialistas e até de ex-membros da Ethereum para aprimorar o protocolo a ser lançado.

Hoje, a rede é mantida pela Algorand Foundation, organização sem fins lucrativos que trabalha em conjunto com outros usuários e desenvolvedores para manter a comunidade ativa.

O token ALGO

ALGO é a criptomoeda nativa da Algorand que pode ser utilizada para proteger a rede e como moeda de troca entre os usuários. Além disso, ela também é vendida de forma indireta por exchanges como opção de investimento para os entusiastas do mercado cripto.

Mantendo o token em suas carteiras, os usuários da Algorand participam de um programa de recompensa por participações ativas dentro da plataforma. Além disso, a ALGO é essencial para a estrutura se manter em constante atualização e evolução.

Algorand Foundation

A Algorand Foundation é uma organização sem fins lucrativos que apoia e promove o ecossistema da Algorand. A fundação foi criada em 2019 e é responsável por orientar o desenvolvimento da tecnologia da rede, bem como por promover a educação, adoção e inovação dentro dela. 

Além disso, a companhia é a responsável por gerenciar a distribuição do token nativo e realizar leilões regulares para garantir a distribuição justa do token entre a comunidade e os apoiadores da rede. A Algorand Foundation também apoia, por meio de financiamentos, projetos e desenvolvedores que desejam construir aplicativos e soluções na Algorand.

O que é preciso saber antes de investir em Algorand (ALGO)?

Ficou interessado em investir em ALGO? Antes disso, é importante compreender melhor como funciona todo o projeto, que envolve diversas frentes e expectativas para o futuro do setor cripto.

Separamos as principais características do projeto Algorand, assim como do seu token, para que você avalie o que de mais promissor ele tem para oferecer. Confira:

Foco em DeFi 

O ecossistema da Algorand é a base de vários dApps (aplicativos descentralizados), protocolos DeFi e tokens não fungíveis (NFT). Isso faz com que tanto o token quanto a rede se valorizem à medida que novos desenvolvedores são atraídos para a plataforma, especialmente aqueles que migram da Ethereum em busca de soluções mais escaláveis.

Token de governança

Cada usuário que tenha ALGO sob tutela pode participar ativamente das votações e das atualizações do ecossistema Algorand. Além disso, o processo de validação é feito por proof of stake, exigindo uma maior e constante participação. Esse ciclo faz com que a cripto se mantenha estável no mercado e também para o seu fluxo de desenvolvimento.

Adoção e aplicação

Para além dos entusiastas em cripto, a Algorand tem sido adotada por instituições governamentais e grandes empresas de tecnologia como forma de melhorar as soluções financeiras e modernizar a maneira como os cidadãos utilizam as ferramentas tradicionais. El Salvador, por exemplo, escolheu a Algorand para ajudar a desenvolver a sua própria infraestrutura de blockchain.

Volatilidade

Apesar de toda a promessa em torno da Algorand, vale lembrar que o seu token ALGO continua sendo um ativo altamente volátil e pode oscilar conforme o mercado se ajusta. Sendo assim, é importante compreender que o investimento deve ser pensado para o longo prazo.

Empresa de carbono negativo

A Algorand é uma empresa de carbono negativo, o que significa que a sua rede remove mais emissões de carbono do que produz. A sua blockchain foi projetada para ser ecologicamente sustentável, com um foco na eficiência energética e na minimização das emissões de carbono.

Vale a pena investir em Algorand?

A Algorand é uma blockchain relativamente nova, com tecnologia inovadora e foco na sustentabilidade ambiental. A rede é capaz de processar transações de forma rápida e eficiente, com um algoritmo de consenso seguro e descentralizado. Por isso, ela tem chamado a atenção do mercado cripto e de grandes empresas e instituições financeiras.

Porém, como acontece com outras criptomoedas, é importante lembrar que este é um mercado altamente volátil. O preço do token ALGO pode flutuar significativamente em um curto período de tempo devido a fatores como as notícias do mercado, os desenvolvimentos tecnológicos, as mudanças regulatórias e os eventos globais.

Se você está considerando investir em ALGO, é importante fazer a sua própria pesquisa, avaliar os riscos e os benefícios potenciais, diversificar o seu portfólio e sempre investir apenas o que você pode se dar ao luxo de perder.