Voltar ao início

Algorand: a resposta para o "trilema blockchain"

Algorand: a resposta para o "trilema blockchain"

A ALGO é a criptomoeda nativa da Algorand. Tem interesse em saber mais sobre ela, o que é, como ela funciona e como comprar? Confira!

Luana Miyuki
Content Analyst
28/7/22

A rede Algorand promete oferecer uma plataforma mais eficiente, rápida e barata para os pagamentos e as transferências de valores com criptomoedas, além de permitir o desenvolvimento dos dApps (aplicativos descentralizados).

Conheça mais sobre essa blockchain e também sobre o token ALGO no texto a seguir: 

O que é Algorand?

Algorand é um projeto que busca contribuir com a solução do “trilema blockchain”, ou seja, o desafio múltiplo de criar redes que possam ser suficientemente descentralizadas, rápidas e seguras simultaneamente – sem que nenhuma dessas características infrinja a outra. 

A principal particularidade da Algorand é sua alta velocidade, já que ela pode processar até 1.000 transações por minuto, levando cerca de 4,5 segundos para finalizar todo o processo de validação e registro das operações.

O seu desenvolvimento começou em 2017 pelo italiano Silvio Micali, cientista da computação, professor do MIT e vencedor do prêmio Turing (equivalente ao Prêmio Nobel de computação). A rede e o token ALGO foram lançados oficialmente em junho de 2019. 

ALGO, a criptomoeda da Algorand

A cripto nativa da Algorand é a ALGO, que serve para acumular valor, fazer pagamentos, compras e para outros usos dentro do ecossistema dessa blockchain. 

Um dos principais usos da moeda é no mecanismo de consenso da rede: qualquer pessoa que tenha pelo menos 1 ALGO pode participar do mecanismo de proof-of-stake (prova de participação) e obter recompensas pagas em ALGO. 

Além disso, há uma oferta limitada de 10 bilhões de unidades dessa criptomoeda, o que foi definido desde o seu lançamento.

Como a Algorand funciona?

A Algorand faz parte do grupo de redes alternativas, como a Ethereum, que oferece a possibilidade de criação de tokens e desenvolvimento de dApps.

A rede utiliza o mecanismo de consenso proof-of-stake, que é mais eficiente em recursos e oferece custos operacionais mais baixos quando comparado com o proof-of-work

Ainda, o projeto tem uma estrutura muito particular, com duas blockchains entrelaçadas:

  • Layer 1 (camada base): permite a criação de ativos, a troca de tokens e a operação de contratos inteligentes;
  • Layer 2 (segunda camada): é reservada para o desenvolvimento de contratos inteligentes mais complexos e a criação de dApps.

Ao alocar um ambiente para cada tipo de operação, a Algorand consegue processar as transações com eficiência, já que os swaps (transferências) dos tokens não interferem na capacidade de processamento e na velocidade de um dApp. 

É como se uma loja tivesse uma fila para pagamentos apenas em dinheiro e outra para pagamentos em cartão. Essa divisão permite à rede economizar no consumo de energia e ser uma das blockchains mais ecológicas do mercado. A Algorand, inclusive, se declara como uma rede neutra de carbono.

O “trilema blockchain”

O “trilema blockchain” geralmente indica que quanto mais descentralizada for uma rede, mais fácil é a chance de que alguma de suas três principais características seja mais “fraca”. Por exemplo: quanto mais descentralizada e segura for a rede, mais lenta ela será. 

Portanto, o “trilema” está associado à escalabilidade, segurança e descentralização. A Algorand, com seu design particular de duas camadas, pode otimizar o desempenho para oferecer uma experiência equilibrada nesses três aspectos. 

Como comprar ALGO no Brasil, com reais?

A criptomoeda da rede Algorand já está disponível para compra pelo aplicativo ou diretamente no site da Ripio. Para negociá-la, você só precisa de uma conta ativa com saldo disponível em reais. 

Além disso, você pode vender, sacar e depositar ALGO diretamente com a carteira da Ripio. Confira o passo a passo:

  1. Se você não possui uma conta Ripio, faça o cadastro pelo site ou baixe o aplicativo para Android ou iOS;
  2. Ative sua conta para comprar ALGO e outros tokens com reais;
  3. Deposite o saldo em reais por transferência bancária, Mercado Pago ou Pix;
  4. Na sua carteira ou no “módulo de compra”, insira a quantidade de ALGO que deseja e siga os passos para confirmar a compra.

As possibilidades de uso de ALGO são: fazer hold (manter), pagar compras e serviços, converter em moeda fiduciária, negociar em exchanges por outros tokens e criptomoedas, fazer staking (renda passiva), entre outras. 

‍Tem alguma dúvida de como comprar ALGO na Ripio? Mande uma mensagem para nós.