Voltar ao início

A sua chave para o mundo cripto

A sua chave para o mundo cripto

Se você não entende as funcionalidades dos criptoativos e como eles podem facilitar algumas das suas rotinas, este artigo é perfeito. Acesse nossa Launchpad para mais conteúdo exclusivos.

Luis Cecatto
Content Analyst
10/10/22

Você ainda não entende muito bem o que são criptomoedas ou para que servem? Não vê utilidade delas para o seu dia a dia e por isso não busca saber mais sobre o assunto? Não tem problema! Muitas pessoas se identificam com essa situação e, na maioria das vezes, é por simples falta de informações sobre o mercado. 

Neste artigo, vamos trazer as usabilidades das criptomoedas e dos criptoativos e como eles podem facilitar as situações cotidianas para você. Por exemplo, você que já precisou transferir dinheiro para outra pessoa em outro país, sabe da burocracia e das taxas que devem ser pagas. Mas, quando você usa criptomoedas para fazer a transferência, a burocracia é muito menor e mais ágil/rápido. 

Mas, primeiro, precisamos entender alguns conceitos deste mercado. 

Qual a diferença entre Criptomoedas e Criptoativos? 

Os criptoativos são ativos digitais que tem uma proteção por criptografia, um processo que é responsável por codificar mensagens e dados com o objetivo de torná-los mais seguros. Há diversos tipos de criptoativos, como: 

  • Criptomoedas: são o "dinheiro digital", pois são muito parecidas com o dinheiro físico. São utilizadas para trocas, transações comerciais e até mesmo para reserva de valor. Por não serem emitidas por nenhum governo ou instituição, as transações e trocas são feitas sem intermediários, de pessoa para pessoa (P2P). Algumas das mais conhecidas são Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Binance Coin (BNB) e Ripple (XRP);
  • Stablecoins: são moedas digitais que possuem lastro em outros ativos, como moedas fiat (dólar, real, euro etc.) e algumas commodities (sendo o ouro a mais comum entre elas). Alguns exemplos são a Tether (USDT) e a USD Coin (USDC), ambas com lastro no dólar americano;
  • Tokens Não Fungíveis (NFTs): os NFTs são tokens exclusivos e que não podem ser copiados e nem trocados por uma cópia. São muito comuns para a produção de artes digitais, pois se assemelham às obras de arte físicas de grandes pintores no quesito da escassez. Ao adquirir um NFT, você receberá um certificado digital de propriedade para garantir que ele é seu e somente seu; 
  • Tokens de Governança: são ativos que permitem aos seus detentores o direito de participar ativamente das votações dentro do projeto. Quanto maior a quantidade de tokens, mais chances de mudar o futuro da Blockchain em questão. Alguns exemplos de tokens de governança são UNI (token da rede Uniswap) e  MKR (token da rede Maker); 
  • Tokens de Utilidade: são tokens que oferecem algo para o seu detentor, como desconto em produtos ou acesso a um serviço específico. Um exemplo são os Tokens de Fãs (Fan Tokens), que são ativos digitais referentes aos clubes de futebol. No Brasil,  São Paulo, Corinthians, Atlético-MG e Flamengo são clubes que oferecem esse benefício ao seu torcedor. 

Agora que você já sabe os diferentes tipos de criptoativos, já consegue imaginar utilidades e funcionalidades para encaixá-los no seu dia a dia. Mas se, ainda assim, você não se convenceu, nós temos a solução.

Ripio Card: a sua chave para o mundo cripto 

Lançamos o Ripio Card, um cartão pré-pago que pode ser abastecido com criptoativos. Você só precisa criar a sua conta na Ripio Wallet, pedir o seu Ripio Card e, assim que liberado,  começar a usá-lo. 

O nosso objetivo é popularizar as criptomoedas no mercado e trazer usabilidade cotidiana para elas de maneira tangível para a maioria das pessoas. Por isso, você terá a liberdade de escolher qual criptoativo deseja usar para abastecer o seu Ripio Card, desde que ele esteja disponível no aplicativo da Ripio Wallet. Também há a possibilidade de abastecer seu Ripio Card com reais. 

Além disso, o cartão é internacional, não possui taxas de anuidade e nem de manutenção, e ainda tem um cashback de 5%* em cREAL para cada compra realizada, independente do criptoativo escolhido. 

E aí, que tal como usar as criptomoedas no seu dia a dia? Peça já o seu Ripio Card, basta acessar o site.

*O valor do cashback é limitado a R$ 500,00 mensais por usuário e está sujeito à alterações.