Voltar ao início

A importância das comunidades na web3

A importância das comunidades na web3

A importância das comunidades na web3

Tim Balabuch
Content Creator
27/9/22

Provavelmente, você já ouviu falar de comunidades dentro do universo das criptomoedas. Este assunto tem ganhado cada vez mais notoriedade nos últimos anos e há um motivo para isso. A necessidade de se ter uma comunidade como um grupo de pessoas que possuem algo em comum sempre foi essencial para a humanidade.

Com o surgimento da internet, a possibilidade de criar comunidades ficou mais fácil. Encontrar pessoas com habilidades, valores, linguagem e propósitos em comum ultrapassou barreiras que nem sequer sabíamos que existiam. As redes sociais proporcionaram um impulsionamento dessa necessidade do ser humano de fazer parte ou de pertencer. 

Ao longo do tempo, grandes marcas e corporações souberam usar isso muito bem a seu favor. Não é à toa que temos defensores de marcas de roupas, consoles de videogames, sistemas operacionais ou mesmo modelos de smartphone. Mas, até então, o papel da comunidade tinha suas restrições, e, em poucos exemplos, o que era construído por seus participantes realmente gerava valor para a própria comunidade, porém, em muitos casos, o que era gerado era restrito a poucos.

Contudo, a web3 veio para mudar isso. A evolução da internet como conhecemos hoje permite que a comunidade vá além e se torne uma espécie de acionista de projetos web3. É justamente por este motivo que se tem falado tanto de comunidade neste novo contexto e quero trazer aqui alguns motivos que fazem essas comunidades serem tão importantes na web3. 

A comunidade recebe valor

Como já mencionado anteriormente, muitas empresas souberam criar suas comunidades, mas elas gastam muitas horas e dinheiro, e acabam recebendo muito pouco ou nada como recompensa por esse esforço.

Aquela grande marca de roupa não está pagando para seus clientes utilizarem a logo da empresa estampada nas camisetas ou aquela multinacional fabricante de smartphones não dá incentivos para que os usuários defendam o seu aparelho com unhas e dentes nas redes sociais, mas as comunidades fazem isso sem serem necessariamente recompensados.

Com a web3 e seus mecanismos baseados em blockchain e criptomoedas, as comunidades se tornam não só participantes como também acionistas do projeto em questão. Obviamente, você pode ser beneficiado por fazer investimentos financeiros nesses projetos, mas os investimentos intangíveis também não ficam de fora, e isso é possível graças à maneira como a web3 funciona. 

As comunidades e projetos em web3 permitem a criação de recompensas para os membros que investem seu tempo, apoio e trabalho. Ainda, muitas vezes, essas recompensas permitem que eles sejam participantes e donos da comunidade.

Interação horizontal

Neste ponto, vamos reparar bem na diferença entre clientes e comunidades. O modelo mais comum de interação das antigas comunidades com seus líderes, marcas, times, celebridades e artistas era o modelo mais vertical, onde a comunidade interagia mais por comentários em artigos, fotos e vídeos. Poucos realmente teriam um acesso além disso, fora que cogitar em participar de decisões nessas comunidades era algo quase impensável. 

Com a revolução que a web3 vem causando, as interações que antes eram mais distantes e quase passivas se tornam, agora, ativas e horizontais. Isso se dá em parte pela natureza das comunidades na web3 e pela maneira como elas interagem. Um exemplo disso são as ferramentas utilizadas, como o Discord, onde as interações são muito mais instantâneas e não são estruturadas em volta do conteúdo produzido por uma única pessoa. Em outras palavras, as interações não se resumem às reações das pessoas, mas às ações proativas delas.

Além de permitir essa interação mais horizontal — ou uma interação peer-to-peer, como é mais conhecida dentro desse universo cripto —, a web3 permite que seus membros participem também da tomada de decisões da comunidade, influenciando de fato nos próximos passos tomados pelo grupo. As votações podem ocorrer de diversas maneiras, mas, em geral, as melhorias, mudanças e decisões podem ser propostas pela própria comunidade e votadas por ela mesma. Isso é algo extremamente novo e que grandes marcas e pessoas que querem explorar esse mundo ainda estão aprendendo a lidar.

Pensamentos finais

Comunidades no contexto da web3 ainda são muito novas. Muitas coisas que estamos fazendo aqui ainda são um grande experimento. Mas, não há dúvida que essa nova dinâmica de interação via web3 tornou o elemento das comunidades em algo muito mais que apenas importante, sendo, talvez, o coração desse novo mundo.