Voltar ao início

9 dicas de gerenciamento de risco em Day Trade que podem salvar suas operações

9 dicas de gerenciamento de risco em Day Trade que podem salvar suas operações

Aprenda como gerenciar melhor os riscos do seu Day Trade com essas 9 dicas.

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

Quando um negócio é afetado por algum imprevisto, convém encontrar  soluções que resultem em uma administração melhor e mais eficiente. Com os investimentos não é diferente e, por isso, um comprador precisa conhecer a logística para o gerenciamento de risco Day Trade.

O Day Trade, sendo uma modalidade para comercializar ativos a curto prazo e em um mesmo dia, pode oferecer riscos ao investidor. Para tanto, cabe aos compradores adotar as técnicas de análise e gestão que melhor se enquadram em seus negócios. 

Além disso, o operador deve se basear em seus conhecimentos sobre o mercado de criptoativos, pois qualquer minuto de desatenção pode resultar em prejuízos. Dessa forma, os investidores de criptomoedas podem estabelecer um limite de risco aceitável para as suas transações financeiras com o capital e os preços  para a realizar a administração de suas carteiras.

Pensando nisso, trouxemos este conteúdo sobre o gerenciamento de risco Day Trade para você  conhecer as melhores práticas para as suas operações de compra e venda de ativos digitais. Prossiga com a leitura e descubra!

Como o gerenciamento de risco pode te ajudar?

A prática consiste em identificar e avaliar os possíveis prejuízos para as suas operações com o Day Trade. O mercado de criptoativos também é cercado de incertezas, que ainda  geram insegurança para as pessoas que buscam por esses serviços. 

Fatores como o vazamento de dados de investidores e a segurança nas operações podem interferir na tomada de uma decisão. Por isso, um investidor precisa estar atento às suas transações financeiras. Para isso, um gerenciamento de risco é imprescindível para proteger os ativos contra  riscos  e reduzir os impactos de operações mal sucedidas. 

Quais os benefícios do gerenciamento de risco Day Trade?

Ao criar um planejamento de risco, um investidor poderá contar com algumas estratégias que trarão facilidades para acompanhar as suas operações com criptomoedas. Dessa forma, o comprador terá transparência e objetividade contra eventos inesperados. 

Nisso, o investidor de ativos pode conquistar alguns benefícios como:

  • Segurança;
  • Estabilidade para as operações;
  • Proteção para a carteira digital (wallet).

Além disso, o gerenciamento de risco  também proporciona a identificação de participantes de exchanges e blocos mantidos na rede  Bitcoin. Dessa forma, a comercialização dos criptoativos  se tornar clara e trazer um bom custo-benefício aos usuários desses serviços.

Nove dicas de gerenciamento de risco

Para você não errar no planejamento de gestão de riscos, explicaremos sobre a importância de estabelecer metas e de alguns conceitos que podem trazer uma eficiência maior na administração dos ativos digitais. 

Um dos primeiros passos a ser feito é a criação de um modelo padronizado que possa ser utilizado em eventos diferentes de riscos. Dessa forma, é possível chegar a alguns conceitos estratégicos como: 

  • Prevenção;
  • Preparação;
  • Resposta;
  • Retomada de operações.

Trabalhe em cima de metas (Stop Gain e  Stop Loss)

O Stop Gain e o Stop Loss são ferramentas importantes para quem quer investir sem dispensar a segurança. Esses mecanismos disparam ordens automáticas sobre os limites de percentuais estabelecidos pelo investidor.

Com isso, os sistemas possibilitam que o comprador observe os possíveis riscos de prejuízos sobre as suas movimentações de criptoativos. Além disso, essas modalidades também conseguem avisar um operador quando o valor das vendas atinge um patamar considerável para a conclusão das atividades.

Em suma, o Stop Gain e o Stop Loss podem ser importantes aliados a um investidor e proporcionam facilidades para finalizar uma operação que demanda riscos. 

Entenda a hora de parar

Esse fator é essencial para um investidor equilibrar as suas atividades financeiras. Visto que podem existir facilidades no mercado de ativos, não está descartada a possibilidade de uma reviravolta inesperada. 

Por isso, sugerimos que você faça os seus negócios com sabedoria e planejamento. Dessa forma, poderá obter resultados melhores em suas atividades de compra e venda, e também reduzirá a possibilidade de prejuízos operacionais. 

Analise o mercado

O mercado de criptoativos é variável, por isso,  o investidor precisa analisar os melhores momentos para trabalhar com a comercialização de seus ativos digitais. 

O Day Trade permite que as operações sejam realizadas em um mesmo dia, mas o operador precisa observar se a cotação está adequada para as suas expectativas. Além disso, um investidor pode contar com modalidades diferentes para negociar criptomoedas em médio e a longo prazo. 

Mantenha o controle emocional

Trabalhar o emocional é um ponto importante para as pessoas que atuam no mercado financeiro. O exercício mental é indispensável para você manter o  foco em suas metas. 

O mercado ainda é cheio de mistérios, por isso  é preciso manter a disciplina e a segurança emocional, e, principalmente, conhecer o ambiente. 

Identifique o melhor horário para operar 

Normalmente, os melhores horários para comprar os ativos com o Day Trade são aqueles em que as criptomoedas apresentam cotações baixas. Contudo, essa prática ainda não é 100% eficaz, já que a variação desse mercado ainda é um impedimento a ser dominado. 

Entretanto, para vender os ativos, o comprador deve aguardar uma cotação melhor e justa nos preços. Dessa forma, poderá desenvolver um planejamento para o gerenciamento de risco Day Trade.

Defina o seu orçamento para operar

Antes de operar com os criptoativos, planeje os valores que deseja investir. Os iniciantes podem comprar as ações de criptoativos a partir de R$ 1,00. Dessa forma, reduzirão a possibilidade de riscos com os seus primeiros ativos digitais. 

Limite o número de operações

O Day Trade permite que um investidor realize mais de uma operação por dia, mas se você está iniciando nessa atividade, invista em poucas operações. Assim, conhecerá o mercado de criptoativos e terá melhores chances  para investir com segurança e liquidez. 

Defina quais são as suas estratégias de trading

Ao abrir uma carteira de criptomoedas, você precisa definir as estratégias para atuar no mercado de ativos digitais. Fatores como as metas de ganhos, o gerenciamento de risco Day Trade e o prazo para a margem de lucro não devem ser desprezados em sua análise. Dessa forma, será possível escolher o serviço ideal que atenda as suas necessidades. 

Retorno financeiro

O mercado de criptoativos pode apresentar momentos em que você precisará lidar com os ganhos e as perdas financeiras. Por isso, é importante entender que esse setor trabalha com prazos variados que dependem de fatores externos.

Conclusão

Nesse artigo, explicamos como funciona o gerenciamento de risco Day Trade e como você pode se prevenir contra os possíveis eventos que podem prejudicar os seus investimentos.

É importante  criar um planejamento para evitar que situações inesperadas interferiam em seus planos. Para tanto, um investidor precisa conhecer o mercado de criptomoedas e se assegurar de que poderá operar com segurança e liquidez. 

O gerenciamento de risco permite que um comprador possa utilizar as ferramentas adequadas para investir e obter o seu retorno com a comercialização de seus criptoativos.