Voltar ao início

10 dicas para ficar seguro nas criptomoedas

30/3/21

Se você acha que criptomoedas é um assunto perigoso, nós te convidamos a ler este artigo e conhecer as 10 dicas essenciais para ficar seguro nas criptomoedas e reduzir ao máximo qualquer risco que você possa ter.

Informação de qualidade nunca é demais, especialmente nesse meio em que existe muito ruído da mídia e aproveitadores tentando dar golpe com base na boa fé das pessoas. Vamos lá?

10 dicas para ter em conta

1 - Faça a lição de casa

Antes de investir, sempre estude sobre o projeto por trás da criptomoeda. Para poder lucrar investindo em moedas virtuais, é ideal entender cada detalhe de tal moeda. Dessa maneira você estará munido do conhecimento necessário para entender a utilidade de tal ativo e sua contribuição para o mundo cripto.

Para isso recomendamos nossos guias de criptomoedas.

2 - Evite o famoso FOMO (Fear of Missing Out) - Medo de ficar de fora

Diversos investidores apenas veem os noticiários e números exorbitantes com ganhos em criptomoedas, e acabam investindo uma quantia enorme de dinheiro, sem entender o funcionamento do mercado, sem entender no que estão investindo e criando dívidas. Dessa forma, o “investimento” se torna uma aposta, e na primeira queda do mercado você acaba se desesperando e perdendo uma enorme quantia de dinheiro.

Evitar o FOMO

3 - Pesquise quais criptomoedas investir

Existem milhares de criptomoedas, você não precisa saber detalhes de cada uma delas, mas é bom fazer uma lista de potenciais candidatas e com o passar do tempo, você irá estudar as vantagens, utilidades e potenciais de cada uma, para assim que estiver confiante, realizar a compra.

Qual criptomoeda comprar?

4 - Monitore as suas moedas

Não apenas o estudo antes de comprar, é importante acompanhar a evolução de seus investimentos e ver se ele está indo na direção esperada, e ir ajustando a sua posição conforme necessário.

Muitas vezes um projeto que inicialmente tinha um bom potencial, acabou não sendo tão bom quanto o esperado, então é melhor vender os seus criptoativos e investir em um outro projeto.

Como investir em criptomoedas?

5 - Evite deixar o dinheiro na corretora caso não vá negociá-lo

Como se tratam de ativos digitais, as corretoras podem ser hackeadas e acabar perdendo os seus investimentos. Por isso, é altamente recomendado que grandes quantias de dinheiro não fiquem paradas em uma corretora, deixando-as, preferencialmente, em uma cold wallet.

6 - Invista através de plataformas conhecidas

Com o crescimento da fama das criptomoedas, também cresce o número de corretoras, e também o número de pessoas querendo dar golpes. Por isso, o ideal é encontrar plataformas de confiança, com um bom número de clientes, tempo de mercado e volume de transações, indicando a alta confiabilidade da corretora.

7 - Não invista por moda

O investidor inteligente não toma decisões baseadas em ruído da mídia ou simplesmente porque todo mundo está comprando. Sempre faça os seus próprios estudos e tenha bases sólidas do por que você está investindo em certo ativo. Sempre busque meios de informações confiáveis, como o Launchpad da Ripio.

A melhor maneira de obter lucros sustentáveis é com paciência e conhecimento.

8- Diversifique seu dinheiro em mais de uma moeda.

Uma boa estratégia para reduzir o seu risco é dividir o investimento entre diferentes criptoativos. A estratégia tem o seu lado positivo e negativo, entretanto, a diversificação é melhor do que investir em apenas uma criptomoeda.

As moedas virtuais são altamente voláteis, em especial no curto prazo, mas normalmente elas não despencam todas de uma vez. Enquanto alguns projetos valorizam, outros desvalorizam e vice-versa, e ter outras moedas em seu portfólio ajuda a mitigar o risco de grandes desvalorizações em um único ativo prejudicar toda a sua carteira.

Portfolio de investimento

9 - Tenha um planejamento de risco e apenas invista uma quantia que não lhe fará falta.

Investimentos em renda variável e criptoativos podem deixar as pessoas apreensivas e angustiadas, é necessário um bom psicológico e gestão de risco para não tomar decisões de cabeça quente e acabar perdendo dinheiro.

Como funciona o risco de investimento

Faça um teste e descubra o seu Perfil de Investidor, seja sincero consigo mesmo e saiba que criptoativos oscilam, e muito. Da mesma forma que você pode ter lucros de 50% em um único dia, você pode ter prejuízos na mesma proporção.

Recomendamos nosso guia de trading e investimento em criptomoedas.

10 - Acompanhe as novidades do mercado e aprenda tudo com a Ripio

A informação é o segredo para investir com sucesso no mundo das criptomoedas, e nós da Ripio temos como objetivo fomentar o acesso à educação através de conteúdos didáticos e acessíveis, como os guias e artigos, feitos para nossos clientes e todos os entusiastas do mercado aprenderem mais sobre toda essa nova economia digital.

Explore nosso Launchpad e entenda de uma vez por todas tudo sobre este universo.