Voltar ao início

Personalidades Cripto: Vitalik Buterin

Personalidades Cripto: Vitalik Buterin

Conheça mais sobre o criador da Ethereum: Vitalik Buterin

Santiago Juarros
Content Analyst
18/1/21

Ethereum é nome de um projeto de criptografia muito popular. Atualmente, a moeda ETH é a segunda no mercado de capitalização, atrás somente do bitcoin. Você conhece a história do principal nome por trás dela?

Infância

Filho de um programador, Vitalik nasceu no dia 31 de janeiro de 1994, em Kolomna, uma antiga cidade da Rússia.

Aos seis anos,  Buterin foi com a sua família para o Canadá, em busca de melhores condições de vida e melhores empregos para seus pais.

Nos anos equivalentes ao ensino fundamental da escola, Vitalik mostrou ter uma grande aptidão para assuntos como matemática, programação e economia. Isso fez com que ele frequentasse uma turma de alunos superdotados.

Bitcoin

O primeiro contato de Buterin com criptomoedas foi em 2011, quando seu pai lhe apresentou o bitcoin e sua tecnologia, a blockchain.

Mesmo jovem, com cerca de 17 anos, Vitalik se interessou pela moeda digital e começou a estudá-la, escrevendo também artigos para blogs sobre o tema. Já em 2012 ele foi co-fundador da Bitcoin Magazine, site especializado em criptomoedas que é tido como referência até os dias de hoje.

Ainda em 2012, Buterin foi medalhista de bronze na Olimpíada Internacional de Informática. Seu nome então começou a se destacar e ele viajou por vários países para se encontrar com outros entusiastas de projetos de criptografia.

No ano seguinte, o jovem programador sugeriu algumas mudanças na rede do Bitcoin, mas elas não foram aceitas pela comunidade do ativo digital. Foi assim então que Buterin teve a ideia de criar a Ethereum.

Ethereum

Ethereum é o nome da plataforma criada por Buterin, que possui algumas funcionalidades especiais, como o uso de contratos inteligentes.

Um contrato inteligente é um protocolo de computador auto executável feito para facilitar negociação ou desempenho de um contrato online. Ou seja, são pequenos programas descentralizados, que rodam diretamente na blockchain.

A plataforma ainda conta com a criptomoeda ETH, além da possibilidade de criação de tokens por qualquer usuário da rede.

Inicialmente, a Ethereum recebeu 100 mil dólares de financiamento, o que fez Buterin abandonar a faculdade para se dedicar exclusivamente ao projeto.

Posteriormente, em 2014, houve um financiamento coletivo que arrecadou cerca de 18 milhões de dólares. Assim, foi formada a Fundação Ethereum (Stiftung Ethereum).

Vitalik, hoje

A Ethereum se tornou uma das principais criptomoedas do mercado, ficando atrás somente do bitcoin. Mais de centenas de milhares de tokens já foram criados sob sua blockchain e o principal nome do projeto continua a ser Buterin.

Além de ser conhecido pela idealização da ETH, muitos leitores ainda elogiam a brilhante mente do desenvolvedor. Caso você queira conhecer mais artigos atuais escritos por Vitalik, você pode acessar o seu site pessoal. O conteúdo está em inglês.

Aqui na Ripio, você pode comprar Ethereum e entender, de forma prática, os motivos pelos quais fizeram Vitalik Buterin ser considerado um dos grandes programadores do universo das criptomoedas.

Além disso, você também pode comprar bitcoin, a mais popular das moedas digitais, que deu origem às moedas alternativas ao bitcoin, como a ETH.