Voltar ao início

O que posso pagar com criptomoedas e quais são as vantagens?

27/1/21

Muitos tratam o mercado de criptoativos apenas como especulativo. Isso quer dizer que uma parte dos investidores apenas investem dinheiro em criptomoedas na expectativa da valorização futura, sem fazer uso da tecnologia, de fato.

Mas, na verdade, uma das maiores vantagens das criptomoedas é a possibilidade de fazer transferências de forma rápida, barata e segura; sem a necessidade de um intermediário, como um banco.

Existem empresas que já aceitam criptomoedas como pagamentos de produtos e serviços e você vai conhecer alguns exemplos em nosso artigo. Primeiramente, vamos entender qual a vantagem em usar criptomoedas para pagamentos.

Vantagens de pagar despesas com Criptomoedas

Caso você necessite de fazer um pagamento internacional, aqui os ativos digitais levam uma grande vantagem: não há burocracias nem altas taxas para o envio de valores.

Diferentemente de uma transação bancária para o exterior, o dinheiro estará disponível para o destinatário no mesmo dia, em poucas horas.

Para pagamentos com altas taxas, as criptomoedas também são uma boa opção. Algumas moedas digitais possuem taxas de transação fixas, independente do valor a ser pago.

Sendo assim, você pode pagar um produto de alto valor e pagar somente alguns centavos de taxas, enquanto com serviços tradicionais você poderia pagar algumas centenas de reais em taxas que, muitas vezes, correspondem a uma porcentagem do valor do produto/serviço.

Por último, vale lembrar que algumas pessoas preferem fazer pagamentos em criptomoedas por questões de privacidade, já que não é necessário o serviço de um banco ou similares para o envio do dinheiro digital.

Compras com criptomoedas

Exemplos de empresas que aceitam pagamentos em criptomoedas

Não podemos negar que ainda existe um longo caminho até que as criptomoedas sejam usadas amplamente pelo setor comercial. Mas, aos poucos, a tendência é que mais oportunidades apareçam com a crescente adoção desses novos ativos.

Como podíamos esperar, é mais fácil encontrar empresas que aceitam criptomoedas como pagamento no setor de tecnologia e informática. A seguir, podemos conferir alguns exemplos:

  • Microsoft: é possível fazer a recarga da sua conta da citada empresa com bitcoin. No passado, a Microsoft chegou a remover este meio de pagamento como opção, mas voltou a ativá-lo após alguns meses.
  • Wikipédia: a mais famosa das enciclopédias de código aberto do mundo recebe doações em criptomoedas. Faz bastante sentido um site livre receber doações em moedas descentralizadas, não é?
  • Twitch: esta é uma plataforma muito popular de streaming de jogos, suportada pela gigante Amazon. Os serviços podem ser pagos com BTC e Bitcoin Cash.
  • Namecheap: este é um serviço de registro de domínios na internet. A empresa é uma das pioneiras na adoção das criptomoedas, aceitando bitcoin como pagamentos desde 2013.

Curiosidade: Segundo o site de notícias locais Lapatilla, na Venezuela, o Burger King firmou uma parceria com a provedora de pagamentos Cryptobuyer, a fim de receber pagamentos em diversas criptomoedas como Bitcoin, Dash, Litecoin, Ethereum e Tether.

Num país devastado pelo ditatorialismo e forte inflação, as criptomoedas surgem como uma alternativa ao forte controle governamental, tendo grande aumento em adoção nos últimos anos.

Se você quer experimentar como se faz pagamentos com Bitcoin ou Ethereum, você pode usar a Ripio na compra das suas criptomoedas, de forma segura e rápida!