Voltar ao início

O que é Polygon zkEVM e o qual seu impacto para a indústria cripto

O que é Polygon zkEVM e o qual seu impacto para a indústria cripto

Conheça a Polygon zkEVM, o projeto da rede Polygon que reúne a segurança do Protocolo Zero Knowledge e a tecnologia da Ethereum Virtual Machine.

Tim Balabuch
Content Creator
27/4/23

As soluções de segunda camada da Ethereum estão ganhando cada vez mais espaço, até porque a própria blockchain está cada vez mais se adaptando para receber esse tipo de rede. Dentre os diversos projetos que propõem resolver a escalabilidade da Ethereum, a Polygon é a que mais apresenta soluções através dos mais diversos tipos de abordagem, e a principal delas é a Polygon zkEVM.

Mas, antes de partirmos para a explicação do que é zkEVM, é importante entendermos alguns conceitos por trás desse termo. 

O que significa zkEVM? 

O zkEVM é a combinação de duas poderosas tecnologias: o Zero Knowledge (ZK) e a Ethereum Virtual Machine (EVM).

Zero Knowledge

Este conceito, também conhecido como prova de conhecimento zero, não é exclusivo da indústria de criptomoedas e teve o seu início em 1985 com o artigo "A complexidade de conhecimento dos sistemas de prova interativos". A ideia se resume em um método que consiste em duas partes: o provador e o verificador. O provador pode provar para o verificador que uma afirmação é verdadeira sem necessariamente dar as informações que foram utilizadas para chegar a solução.

A prova de conhecimento zero está sendo utilizada nas blockchains com o objetivo de trazer melhorias para a privacidade das transações, proteger identidades, entre outras diversas aplicações. Mas, além disso, o uso de ZK está permitindo transações mais rápidas e seguras quando comparamos com outras soluções de camada 2.

Ethereum Virtual Machine 

Podemos dizer que EVM é um software (programa de computador) que roda a blockchain da Ethereum e que permite que os desenvolvedores escrevam contratos inteligentes. Nos seus primórdios, a rede distribuída de computadores (a blockchain) era mais limitada com relação às suas funcionalidades, mas com a chegada da Ethereum e sua EVM, agora é possível criar comandos e operações mais complexas.

O que é Polygon zkEVM?

O conceito de zkEVM é a combinação da criptografia de prova de conhecimento com a segurança e velocidade da Ethereum Virtual Machine. Por ser uma tecnologia tão promissora e inovadora, a Polygon não deixou de explorar as possibilidades que sua adoção pode trazer e criou a Polygon zkEVM.

Com a utilização dessa tecnologia é possível agrupar milhares de transações off-chain e registrar um resumo delas na mainnet (rede principal) da Ethereum. Pelo fato de ser compatível com EVM, os desenvolvedores poderão usar os mesmos código, ferramentas e aplicações que já são utilizados na Ethereum, mas com custos muito mais acessíveis.

A Polygon acredita que a melhor maneira de escalar a blockchain da Ethereum é mantendo a compatibilidade com o seu ecossistema, fazendo com que a experiência do usuário em sua rede seja idêntica à da camada 1 da Ethereum, exceto, obviamente, pelas altas taxas. 

Principais benefícios da Polygon zkEVM

Taxas baixas 

A Polygon zkEVM visa reduzir os custos de transação não só para os desenvolvedores na criação de aplicações e soluções, mas também para o usuário final, proporcionando uma melhor experiência de uso. 

Alta performance

Essa tecnologia permitirá um alto número de validações em um curto espaço de tempo, facilitando para que os desenvolvedores possam criar diferentes tipos de dApps (aplicativos descentralizados) para os mais variados objetivos.

Compatibilidade com EVM 

A Polygon valoriza o investimento de tempo e dinheiro que foi feito na blockchain da Ethereum, por isso preservar esse ecossistema é algo essencial, e, possivelmente, a melhor maneira de fazer isso nesse momento é usando o zkEVM.

Mais segurança 

Usar prova de conhecimento zero em uma solução de segunda camada permite que esta herde a segurança da camada principal — no caso, a mainnet da Ethereum. Este talvez seja o principal benefício desse conceito: garantir que as informações possam ser registradas sem serem alteradas ou corrompidas.

Considerações finais 

Ainda há muito para ser descoberto e desenvolvido com zkEVM. Esta ainda é uma tecnologia extremamente nova e que ainda será testada pelo tempo. 

A grande quantidade de desenvolvedores usando zkEVM é algo relevante, além de que as diversas vantagens do uso da prova de conhecimento zero vem cada vez mais se mostrando eficazes. Portanto, se você deseja saber os próximos passos dessa e outras novidades da indústria cripto, não deixe de conferir a nossa Launchpad. 

👉 Confira este vídeo sobre Protocolo Zero Knowledge.