Voltar ao início

O que é o token Spell (SPELL)?

O que é o token Spell (SPELL)?

Tudo sobre o token SPELL.

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

SPELL é o token de governança do Abracadabra.money e a sua relevância no mercado cripto se dá por estar ligado a um protocolo DeFi (finança descentralizada) de lending (empréstimo), que possibilita o ganho de juros ao depositar garantias em forma de criptoativos de uma maneira bastante pioneira.

Na prática, o grande diferencial desta plataforma é dar utilidade aos tokens recebidos em contrapartida de staking (detenção) em outras plataformas. Nela, os usuários podem depositar esses outros tokens como colateral e recebem uma unidade de MIM (Magic Internet Money), uma stablecoin atrelada ao dólar.

Se você está começando a dar os seus primeiros passos no mundo cripto, fique tranquilo, vamos explicar mais didaticamente esse funcionamento no texto a seguir. Se você já está inserido no assunto, leia com atenção e perceba que essa pode ser uma grande oportunidade.

O que é o token SPELL?

Resumidamente, SPELL é o token de governança do projeto Abracadabra.money que você recebe ao fazer transações utilizando a plataforma. Essa criptomoeda é diferente de outras, como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Polkadot (DOT), por exemplo. Mas, para entendermos melhor o seu funcionamento, precisamos compreender primeiro o que é a plataforma Abracadabra.money. 

O que é Abracadabra.money?

A Abracadabra é uma plataforma de empréstimos descentralizados, que resolve um problema que é bastante comum nas criptomoedas: a possibilidade de uma moeda entrar em colapso por falta de fundos. A solução dada pela Abracadabra é o depósito do recebido em um stake como forma de garantia para retirar uma stablecoin. 

Dessa forma, ela atua como uma Decentralized Exchange (DEX), uma plataforma de câmbio descentralizada. Para entrar na plataforma, basta conectar a sua wallet (carteira) e começar a negociar, sem precisar enviar documentos ou se identificar com um login.

Como funciona a Abracadabra.money?

Para ficar mais claro, vamos imaginar que você entrou em uma determinada plataforma e viu um pool que gera juros que lhe agradam. Então, você deposita uma quantidade da cripto em questão para que seja trancada (stake) e depois você possa retirar o seu depósito mais o valor dos juros. 

Essa transação vai gerar uma espécie de token-recibo em sua carteira, o LP token ou o Interest Bearing Token — a depender do tipo de plataforma que a operação for executada —, cuja única função é garantir que você está participando daquele stake e que pode resgatar os valores quando quiser. 

Com o protocolo do Spell da Abracadabra, o token-recibo que for gerado poderá ser usado como um colateral para que você pegue “empréstimos” de MIM, que, como apontamos anteriormente, é uma stablecoin lastreada com o dólar. Para retirar novamente os colaterais depositados, você deve retornar os MIMs.

Em outras palavras, é como se você recebesse um cheque pré-datado para 30 dias. Nesse caso, o cheque teria que ser guardado por 30 dias até poder ser descontado no banco. Esse cheque pode ser comparado com o token-recibo, pois representa um dinheiro que você sabe que tem, mas que está guardado.

A plataforma Abracadabra possui três tokens.

  • SPELL: é o token de governança do protocolo. O usuário recebe ele por utilizar a própria plataforma. Ao fazer uma transação na Abracadabra, você recebe um SPELL como incentivo por isso.
  • sSPELL: é considerado também um Interest Bearing Token por ser um recibo do depósito de SPELL dentro da plataforma. Ao fazer o stake do token SPELL, a partir do mesmo protocolo, você tem direito a ganhar as taxas de transação.
  • MIM: é a stablecoin indexada ao dólar que pode ser emprestada a partir do depósito de garantias.

Como comprar SPELL?

Além de ser usado dentro da Abracadabra como token de governança e para staking, o SPELL também tem sido procurado por pessoas que querem transacionar a cripto sem o intuito de entrar na plataforma. Nesse caso, o processo é semelhante às demais criptomoedas. Para isso, você vai precisar escolher uma exchange que ofereça a cripto e negociá-la.

SPELL vale a pena?

Sempre quando falamos em uma criptomoeda, surge a pergunta: "Ela vale a pena?”. A resposta é quase sempre "depende". 

Em primeiro lugar, depende da sua estratégia enquanto investidor. Você deve sempre analisar informações pertinentes, como a cotação atual e média da moeda, as suas médias históricas, projeções, entre outras informações. 

Existem alguns pontos positivos que demonstram que a plataforma que gerencia SPELL, sSPELL e MIM tem um futuro promissor. Um deles é que os tokens distribuídos entre o time de criadores, que correspondem a 30% do total, têm uma tabela que precisa ser seguida para que eles possam vender os seus tokens:

  • 50% no primeiro ano; 
  • 25% no segundo ano; 
  • 12,5% no terceiro ano;
  • 12,5% no quarto ano.

Isso permite que não aconteça o dump (despejo), que é quando os possuidores do token despejam tudo o que têm no mercado, fazendo com que a cotação da criptomoeda caia. Essa tabela demonstra que os criadores precisam dar atenção à plataforma e fazer com que ela cresça por, pelo menos, quatro anos, o que é uma boa notícia para os investidores. Vale lembrar que a data do lançamento foi em 21 de maio de 2021.

Esse projeto também é interessante porque possui uma operação chamada  cross-chain (rede cruzada) e a sua vantagem é a interação com os protocolos das redes Ethereum, Binance Smart Chain e da Avalanche. 

Contudo, sabemos que o mercado de criptomoedas tem muitas oscilações, o que torna difícil fazermos previsões precisas. Cabe a quem se interessar estar sempre atento ao mercado.