Voltar ao início

O que é e como funciona o projeto Merit Circle (MC)?

O que é e como funciona o projeto Merit Circle (MC)?

O grupo Merit Circle é uma Decentralized Autonomous Organization – DAO (Organização Autônoma Descentralizada). Saiba mais lendo o artigo.

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

O play-to-earn (jogue-para-ganhar) é um modelo que veio para ficar. Muita gente está aderindo a ele em busca de formas para obter lucros jogando. O Merit Circle é um projeto com essa base que, além de disponibilizar jogos, proporciona bolsas de estudo para que os gamers possam desenvolver as suas habilidades. 

Contudo, o projeto também vem sendo alvo do interesse dos investidores que desejam fazer staking da criptomoeda MC, o seu token nativo e funcional. 

Ficou interessado? No artigo de hoje vamos tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Fique ligado!

O que é o projeto Merit Circle?

O grupo Merit Circle é uma Decentralized Autonomous Organization – DAO (Organização Autônoma Descentralizada) — que desenvolve possibilidades de obter ganhos por meio da participação das pessoas que querem ajudar a construir o metaverso. 

Na sua plataforma, a Merit Circle oferece oportunidades de aprendizagem e suporte para quem quer entrar no metaverso e ganhar dinheiro jogando os seus jogos. Esse não é um conceito completamente novo, já que foi trazido pelos mesmos criadores do jogo Axie Infinity. 

O seu sistema de organização é constituído por uma DAO central que comanda outras DAOs menores. Tudo isso é mantido por grupos e pessoas que possuem o token MC, que têm função de governança.

A Merit Circle possui um sistema de treinadores que cuidam de toda a estrutura de operação. O modelo de trabalho da organização permite que um jogador-treinador tenha "estudantes" que, com o tempo, podem se tornar treinadores também. Isso é uma vantagem, porque o status de treinador traz alguns benefícios, como recompensas adicionais com base na performance. Atualmente, a organização está desenvolvendo uma plataforma que faça a intersecção entre capital (representado pelos investidores), expertise (treinadores) e os jogadores (gamers).

O que é o token Merit Circle (MC? 

No centro de todas as operações do projeto Merit Circle está o token de utilidade MC, que dá ao seu detentor a possibilidade de participar na governança da organização, seja votando em grandes ou pequenas decisões. Isso se dá por meio do fórum de governança, em que os membros expressam suas opiniões e apresentam propostas a serem decididas pela comunidade de contribuidores da DAO central, gamers e treinadores. 

Quem possui o token também tem acesso a outros jogos no modelo play-to-earn da plataforma, além de NFTs (tokens não fungível) exclusivas.

Como funciona o Merit Circle?

Como apontado antes, ela consiste em uma DAO central e outras menores. Cada DAO menor representa as operações em um jogo específico play-to-earn. 

Na prática, por exemplo, a Merit Circle possui uma DAO para o Axie Infinity, que tem mais de 1.500 gamers capacitados com bolsas de estudo e suporte. Esses gamers geram um retorno do investimento para essa DAO específica do Axie Infinity que, por sua vez, contribui para a DAO central. 

Assim, a DAO central arrecada o capital para se ramificar em novos jogos, adquirir mais NFTs, adotar novas estratégias de rendimento e outras formas de gerar lucro, e investir em sua infraestrutura.

Quais jogos estão disponíveis pela plataforma?

No momento,  apenas três jogos estão disponíveis; entretanto, há outros 17 encaminhados.

  • Sidus Heroes: jogo futurístico dentro do metaverso. Nele, você poderá lutar na Arena, conquistar poder político, fabricar e vender produtos, minerar recursos, entre outras possibilidades.
  • VulcanVerse: jogo de RPG online multiplayer de mundo aberto (MMORPG) baseado na mitologia greco-romana, em que tudo é propriedade dos jogadores, como os templos e até mesmo os Deuses. Dentro do VulcanVerse, os jogadores podem realmente possuir ativos na forma de NFTs.
  • Axie Infinity: pode ser descrito como uma mistura de Pokémon com Tamagochi, em que qualquer pessoa pode ganhar tokens por meio das batalhas e do modo aventura. Os jogadores podem lutar, coletar, criar e construir um reino terrestre para seus Axies,  as criaturas do jogo.

Alguns jogos que serão lançados futuramentes:

  • Ascenders;
  • Metalcore;
  • Mobland;
  • WonderHero.

Merit Circle vale a pena?

Responder se uma criptomoeda vale ou não a pena nunca tem uma resposta exata. Tudo depende da estratégia que você deseja adotar. Para quem se interessa pelo universo gamer e as possibilidades de ganho no ambiente, parece ser uma boa opção. O mesmo acontece para quem tem por objetivo unicamente o staking, considerando que o metaverso e o play-to-earn são mercados em crescimento e em tendência para os próximos anos. 

Em todo caso, é muito importante que você estude, acompanhe o mercado de criptomoedas e avalie as principais informações sobre o Merit Circle (MC), como a sua média histórica e as projeções. Sabemos que o mercado de criptomoedas tem muitas oscilações, o que dificulta a realização de previsões precisas.