Voltar ao início

O que é e como comprar Gitcoin (GTC)?

O que é e como comprar Gitcoin (GTC)?

Conheça o Gitcoin: uma plataforma que faz com que a Web3 seja realidade.

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

O Gitcoin é uma plataforma que faz com que a Web3 seja realidade. Trata-se de um ambiente para a construção coletiva de soluções tecnológicas a partir de uma forma de governança descentralizada, e que, ainda, permite o ganho de recompensa. 

Se você é um entusiasta do mundo cripto, tenho certeza que ficou entusiasmado. Mas, se está conhecendo esse mundo, não se preocupe e venha conhecer esse projeto.

O que é Gitcoin?

O Gitcoin foi criado com o intuito de solucionar um problema bem específico: a dificuldade em criar e financiar bens públicos de código aberto. Então, para começar, vale entender o que é exatamente isso e porquê é tão importante para o futuro da internet.

Open Source

Quem é mais habituado ao mundo da computação sabe que há softwares Open Source, ou seja, de código aberto, e softwares de código fechado, em que há um desenvolvedor proprietário, que vende a sua obra para que ela seja utilizada tal como foi idealizada. O software de código aberto é uma construção coletiva, feita dentro de comunidades.

O Open Source é um bom exemplo de como a internet pode ser uma ferramenta libertadora, e a tecnologia e a colaboração são duas características indispensáveis para esse tipo de projeto. 

Recompensa

O GTC funciona como um token de recompensa para quem trabalha nos projetos Open Source. Essa possibilidade de recompensa tende a alavancar e qualificar projetos que até então não tinham a sua base de trabalho remunerada.

A plataforma Gitcoin conta com os tokens que foram distribuídos entre os investidores e os desenvolvedores iniciais, mas ela também vai liberando novos tokens com o passar do tempo, o que possibilita a ampliação da rede e o crescimento da dinâmica de transações. 

Como funciona o projeto Gitcoin?

A plataforma abriga pessoas capacitadas para executar projetos, pessoas interessadas em financiar esses projetos e, mais recentemente, investidores do mundo cripto que estão sendo introduzidos à Web3. 

Mas como essas pessoas se encontram e como organizam a questão financeira? O site oficial da plataforma apresenta três opções:

  • Ganhe em recompensas: ganhe enquanto crie projetos de código aberto significativos;
  • Ganhe em hackathons: ganhe enquanto trabalha nos principais projetos de código aberto com grandes líderes em criptografia;
  • Ganhe em subsídios: obtenha o apoio da comunidade e fundos correspondentes para projetos de bens públicos.

Portanto, é possível se envolver em um projeto que está esperando que alguém o produza em uma fase ou em sua totalidade; é possível fazer parte de uma equipe de trabalho engajada em desenvolver uma solução demandada; e é possível apresentar à rede uma proposta de trabalho e analisar o interesse da comunidade nesse novo projeto. 

Assim, pode-se ganhar recompensas nas competições de criação, por achar bugs e na criação de ferramentas e recursos dentro de uma solução já existente, bem como com a execução de tarefas de curto período. 

Além das recompensas, a tecnologia para a captura e organização desses investimentos também merece atenção.

Quadratic Funding

A plataforma utiliza o sistema Quadratic Funding (financiamento quadrático). Neste caso, a doação de uma pessoa não é considerada segundo o seu valor nominal. Ela se relaciona com o fluxo global de doações para, assim, dimensionar o valor real que será repassado.

A fórmula pode até demandar um conhecimento mais profundo de matemática, mas o seu objetivo é simples: democratização. Isso ocorre uma vez que os financiamentos são mais valorizados à medida que mais pessoas participam.

Governança

O Quadratic Funding dá uma pista de como o ecossistema Gitcoin pode ser considerado de governança altamente democrática, até porque ele conta com votações orientadas para que os seus integrantes estejam envolvidos no projeto como um todo. 

O processo de governança ainda é bastante guiado pelos integrantes mais antigos da plataforma, mas uma proposta deve mudar isso: o GitcoinDAO. 

GitcoinDAO

Por mais que a comunidade seja chamada para participar de plataformas e redes do mundo cripto, o GitcoinDAO pretende colocar essa relação em um novo nível. Isso porque os novos tokens que serão liberados na plataforma servirão para constituir um grupo capaz de protagonizar a organização de toda a infraestrutura de financiamento. 

O GitcoinDAO conta com um total de 100 milhões de tokens GTC, dos quais metade serão disponibilizados aos novos participantes até maio de 2023. Assim, busca-se a construção de um novo grupo, que dividirá a responsabilidade de guiar a plataforma com os antigos usuários, baseando-se em um algoritmo inteligente, voltado à otimização da participação da comunidade em sua gestão e proteção.

Gitcoin (GTC)

O token da plataforma está vinculado à blockchain Ethereum e, por isso, carrega consigo a segurança já reconhecida desta gigante do mercado. 

O GTC é usado como ativo digital para receber pagamentos e fornecê-los aos desenvolvedores, como já citamos. O interessante é que ele suporta todos os tokens ERC-20, que compõem boa parte das criptomoedas disponíveis no mercado, mas não o Bitcoin (BTC), que possui rede blockchain própria.

Além disso, a plataforma Gitcoin também promove negociações com esse criptoativo. Acompanhando isso, ocorre a sua natural oscilação de preço, o que gera oportunidades para quem quer orientar a sua participação neste ecossistema por compra e venda.

Como comprar Gitcoin (GTC)?

Você não precisa ser um desenvolvedor de soluções computacionais para ter GTC. Mas, para tomar a melhor escolha, duas coisas serão necessárias: muito estudo e acompanhamento qualificado.

E para estar bem orientado para tomar as melhores decisões em relação aos seus criptoativos, conte com a gente, pois a nossa exchange é reconhecida pela segurança, confiança e agilidade que oferece aos seus clientes.