Voltar ao início

Golpes digitais: saiba como reconhecê-los e evitá-los

Golpes digitais: saiba como reconhecê-los e evitá-los

Saiba como se proteger dos golpes digitais

Luana Miyuki
Content Analyst
8/12/22

O advento da internet revolucionou a maneira como utilizamos determinados serviços, em especial aqueles ligados ao mercado financeiro. Mas, da mesma forma que ela otimiza diversos processos, também abre espaço para fraudes.. Você já foi vítima ou presenciou golpes digitais

A pandemia da covid-19 impulsionou muita gente a utilizar serviços digitais sem a devida instrução, abrindo espaço para o vazamento de dados de forma cada vez mais frequente. 

O contexto digital favoreceu o aumento de crimes virtuais, em especial porque é mais fácil para os golpistas roubar dados de forma abrangente e automatizada.

Atualmente, o Brasil figura entre os 5 países com mais fraudes por ataques virtuais do mundo, um dado preocupante que liga o alerta para os usuários. Pensando nisso, separamos as principais dicas para você se proteger das emboscadas virtuais e fortalecer seus serviços. Confira!

Quais são os principais tipos de golpes digitais?

Conhecer alguns exemplos de golpes digitais é o primeiro passo para evitá-los. Alguns deles são tão elaborados que podem passar despercebidos, por isso é importante que você se atente para qualquer sinal de irregularidade no ambiente digital. Confira os principais tipos de crimes cibernéticos: 

Phishing

Um dos golpes mais conhecidos da internet é o chamado phishing, que consiste em um site ou e-mail falso enviado com a intenção de roubar dados dos usuários. Nesse tipo de fraude digital, os golpistas criam uma página idêntica à de uma empresa renomada e enviam links maliciosos por meio do e-mail ou WhatsApp da vítima. 

Ao clicar no link, o usuário é redirecionado para uma página “cópia” da empresa original, e qualquer preenchimento de dados compromete a sua segurança online. Para fugir desse tipo de golpe, preste atenção antes de clicar em envio de links de desconhecidos via canais de comunicação ou utilize ferramentas de detecção dessas “iscas” digitais.

Boletos falsos

Outra fraude bastante conhecida no universo digital é o envio de boletos falsos em nome de grandes corporações – bancos, empresas do varejo e de telefonia são as mais comumente utilizadas. Com certeza você já recebeu um e-mail suspeito com um boleto muito parecido com o que está acostumado a receber mensalmente.

É preciso tomar cuidado com golpes digitais desse tipo, porque uma mínima desatenção é capaz de gerar perdas irreparáveis. Ao pagar um boleto falso, você estará depositando diretamente na conta do golpista, e a chance de reaver esse valor é muito pequena. 

Softwares maliciosos 

Seguindo o mesmo estilo dos phishings, mas de forma mais elaborada, os links para download de softwares maliciosos podem causar um estrago ainda maior para os computadores envolvidos. Isso porque a instalação dessas ferramentas têm como objetivo “escanear” o desktop em busca de informações.

Sem se dar conta, você pode acabar instalando softwares que roubam não um, mas todos os seus dados financeiros e pessoais de uma só vez. E o pior: nem sempre é fácil de notar que um recurso desse tipo está ativado. A melhor forma de se ver livre desses golpes digitais é instalar programas anti malwares para proteger a máquina. 

Roubo de dados de cartões

Uma das fraudes que mais ganhou popularidade com o advento dos bancos digitais, é o roubo de dados de cartões de crédito. Com a pandemia obrigando muita gente a consumir online, muitas empresas se viram encurraladas na luta por maior fortalecimento da segurança digital.

Ao cadastrar cartões de crédito em diferentes plataformas, o usuário corre o risco de ter seus dados expostos graças a ataques hackers que têm se tornado cada vez mais frequentes. A solução para evitar esse tipo de fraude é utilizar abas anônimas e nunca salvar os dados para preenchimento automático. O uso de cartões exclusivos para o ambiente digital também contribuem para uma maior segurança no uso desses recursos.

Como evitar as fraudes digitais?

Agora que você já conhece os principais tipos de golpes digitais, é fundamental que saiba como evitá-los. Apresentamos algumas dicas anteriormente, mas vamos complementar com outras regrinhas básicas que fazem toda a diferença para o ambiente virtual:

  • Muito cuidado e atenção ao acessar wifi de rede pública;
  • Verifique se o site da empresa ou instituição possui certificado de segurança (https);
  • Evite repassar dados de cartões por e-mail ou contato direto via WhatsApp, nenhuma empresa solicita dados dessa forma;
  • Utilize abas anônimas para preencher fichas cadastrais;
  • Faça uma limpeza de cookies e senhas salvas ao menos uma vez a cada três meses dos seus dispositivos digitais;
  • Desconfie de ofertas chamativas e links suspeitos;
  • Evite utilizar computadores compartilhados para realizar compras ou preenchimento de cadastros;
  • Lembre-se de deslogar seus dados de computadores do trabalho;
  • Via de regra, não clique em links enviados por SMS ou contato direto via WhatsApp.

Em dúvida sobre uma mensagem ou boleto que recebeu online? Ligue para a central especializada do Banco Central pelo número 145 e solicite informações sobre a empresa. 

Golpes digitais: o que fazer se cair em um?

Agora que você já conhece os principais golpes digitais, deve estar se perguntando: se eu for vítima de uma fraude desse tipo, como reagir? Nesse caso, o primeiro passo para conter os danos é registrar um Boletim de Ocorrência – seja online, seja via delegacia. 

Caso os criminosos utilizem recursos simples, é possível rastreá-los para chegar à conta de origem do recebimento. Porém, é bastante incomum que isso aconteça. Dessa forma, o que você pode garantir é a proteção dos seus documentos fornecidos.

Por fim, caso desconfie de um link suspeito ou uma tentativa de golpe digital, aproveite para realizar uma denúncia online. Plataformas como o Safe Browsing do Google oferecem recursos para que você denuncie links de páginas e e-mails suspeitos.