Voltar ao início

Fantom: O que é e parceria com piloto de F1

Fantom: O que é e parceria com piloto de F1

Entenda o que é Fantom e porque eles anunciaram a parceria com um piloto de fórmula 1. Acesse!

Luana Miyuki
Content Analyst
12/12/22

As plataformas DeFi (finanças descentralizadas) são a nova tendência do universo cripto, sendo uma expansão natural das redes blockchain. Agora, para além da criação de criptomoedas, as empresas da área têm concentrado esforços no desenvolvimento de aplicativos e tokens descentralizados. É nesse cenário que a plataforma Fantom vem ganhando cada vez mais destaque.

Criada com o objetivo de ser uma opção mais ágil e barata que a Ethereum, a Fantom tem conquistado o mercado cripto por meio da venda do seu token de origem, oFTM. Além disso, tem feito parcerias milionárias com diferentes setores mercadológicos – sendo a Fórmula 1 um deles.

Em 2021, a Fundação Fantom fechou uma parceria exclusiva com o piloto Pierre Gasly e a equipe AlphaTauri.

Ficou curioso para saber mais sobre esse ambicioso projeto? Confira o texto a seguir e entenda como funciona a plataforma Fantom e se vale a pena investir em FTM.

O que é Fantom?

A Fantom é uma plataforma DeFi focada em smart contracts (contratos inteligentes) descentralizados, criada para bater de frente com a principal plataforma da área: a Ethereum. A rede blockchain serve como base para a criação e o desenvolvimento de dApps (aplicativos descentralizados), além de outros recursos expandidos desse universo.

Criada em 2018, a Fantom foi desenvolvida com base na mesma estrutura da Ethereum, mas com a proposta de ser uma rede mais ágil e escalável. Isso significa dizer que a plataforma pode atingir um propósito de desenvolvimento de apps e ferramentas mais rápido que a concorrente, além de ser mais acessível para os usuários.

A Fantom também tem uma criptomoeda nativa para chamar de sua: a FTM, que pode ser usada dentro da própria plataforma como moeda de troca entre os usuários ou mesmo como ativo de valor. Os usuários também podem negociar o ativo de maneira direta e ainda contribuir para as atualizações da ferramenta.

Confira também: FANTOM (FTM) - O QUE É, VALE A PENA 

Fantom e a parceria com a Fórmula 1

Tornando-se um dos principais projetos DeFi em 2021, a Fantom logo conquistou o mercado cripto e passou a expandir sua marca para outras categorias. Com o mercado cripto cada vez mais envolvido com o setor esportivo, os criadores da rede fizeram uma parceria de peso com a Fórmula 1 como estratégia de marketing de expansão.

A plataforma escolheu a escuderia AlphaTauri, que tem como piloto principal o francês Pierre Gasly, para expor a logomarca da empresa em duas partes do carro da equipe. A marca também passou a ser exibida no capacete e nos bonés utilizados pelo piloto.

O que a Fantom ganha com o patrocínio do piloto de F1?

A parceria de Pierry Gasly com a Fantom rendeu bons frutos em 2021 e se manteve ativa para 2022, com a promessa de lançamentos de NFTs exclusivos da categoria. Gasly foi o primeiro piloto de Fórmula 1 a oferecer NFTs únicos para fãs. Com isso, a Fantom ganhou mais adeptos e também expandiu as suas atividades para ramos diversos.

A plataforma viu a sua atividade crescer mais de 500% nos últimos meses, com um aumento radical nas atividades da rede. Outro benefício direto que a parceria trouxe para a rede é a atenção de empresas do Oriente Médio que têm envolvimento direto com a F1.Assim, a tecnologia da Fantom passou a ser adotada por governos locais para digitalizar programas governamentais e outras ferramentas estatais. 

Como é a segurança da Fantom?

Os dispositivos de segurança desse protocolo são alguns dos mais seguros do mercado cripto, tendo o sistema Proof of Stake (PoS) como plano de fundo. Esse mecanismo de consenso seleciona nós de forma aleatória para gerar códigos únicos entre as transações, oferecendo maior agilidade e segurança para todo o processo.

Na prática, o PoS permite que os dados da rede Fantom sejam processados sem a necessidade de seguir uma ordem fixa ou de mineradores para validar a transação. Assim, as transações ocorrem de forma rápida e barata, sem que haja necessidade de máquinas potentes para finalizar o processo.

Essa é uma evolução da plataforma Ethereum, que ainda exige mecanismos avançados e uma série de processos de validação para completar as transações. Dessa forma, a Fantom consegue finalizar suas operações em menos de 2 segundos, de forma segura e transparente. 

Quais as vantagens de se investir em Fantom?

O investimento em Fantom é uma boa opção para os entusiastas cripto e também para quem quer explorar a expansão do mercado DeFi sem utilizá-lo de forma direta. Confira as vantagens: 

Performance

A Fantom é um dos projetos mais promissores da próxima geração cripto, já que expande as funcionalidades da Ethereum de forma rápida e ágil. E, para fazer isso, a empresa focou todos os seus esforços em uma performance de excelência.

A rede é capaz de processar milhares de transações por segundo e escalar centenas de nós por meio de Proof of Stake. A média de confirmação de transações é de 2 segundos, ou seja, quase instantaneamente. 

A alta performance é motivada pela configuração escalável da rede: cada dApp pode ser desenvolvido com uma Blockchain própria, independente da rede principal. Esse tipo de mecanismo evita que a rede fique sobrecarregada.

Ecossistema DeFi

Em 2022, o Fantom é o terceiro maior ecossistema DeFi do mundo, com mais de US$ 12,2 bilhões de valor total bloqueado (ou TVL, na sigla em inglês). A rede promove a criação e o desenvolvimento de aplicativos descentralizados, além de servir de base para a manutenção de vários ativos já existentes.

Como dito anteriormente, a rede tem sido vista com bons olhos por grandes conglomerados mundiais e governos, uma vez que proporciona a capacidade de criação de aplicativos de armazenamento e de moedas digitais.

Valorização

O crescimento por trás do token FTM acompanha uma boa expectativa do mercado em relação às criptos ligadas a projetos DeFi. Além disso, a Fantom representa um projeto sólido e transparente, com relatórios constantes e parcerias milionárias para implementar novas funcionalidades.

Conclusão

Se você deseja apostar em criptomoedas ligadas às DeFis, a Fantom pode ser uma boa porta de entrada para os próximos anos. Porém, antes de investir de fato na criptomoeda, é importante que você estude o histórico de preços e faça uma análise técnica das expectativas do ativo. 

Agora que você já conhece a Fantom e suas principais promessas para o mercado cripto, que tal começar a investir nesse ativo em uma plataforma segura e prática?

A cripto da rede Fantom pode ser adquirida de duas formas: pela própria rede ou por meio de exchanges especializadas. A segunda opção é a mais segura para os investidores que não têm conhecimento avançado para negociar pelo método “peer to peer” (P2P).