Voltar ao início

Conheça alguns dos principais explorers de blockchain

15/1/21

As transações de criptomoedas são transparentes e públicas. Apesar de manter o anonimato dos dados pessoais dos envolvidos, a maioria das blockchains públicas oferecem dados sobre cada bloco da rede desde seu início.

O que é um explorer de blockchain?

Um blockchain explorer é um site com informações sobre as informações da rede.

Nele, é possível visualizar detalhes de uma transação, ou até mesmo a lista de transações para um determinado endereço. Podemos ver a data de uma transação, origem e destino das moedas, o preço da fee, o valor enviado e em qual bloco ela aconteceu.

Estes exploradores também contém informações sobre os próprios blocos, como número de operações e valor transacionado em cada um deles.

Para se buscar os dados de uma transação específica, é possível procurar pelo “txid”, que é um identificador usado para cada transação na blockchain.  Um txid normalmente se parece com um conjunto aleatório de números e letras. Pode ser encontrado no campo “detalhes da transação”.

Existem exploradores de blockchain oficiais oferecidos pelo time de desenvolvimento de uma criptomoeda. Por outro lado, há também os explorers de terceiros, que usam as mesmas informações da rede, que são públicas.

Bitcoin e blockchain explorer

Lista de explorers populares de criptomoedas

É impossível escrever sobre todos os explorers de criptomoedas, mesmo que fossem escolhidas somente as principais delas. Sendo assim, abaixo temos alguns selecionados com fins educativos:

  • Blockchair: segundo o site do serviço, o objetivo da empresa é tornar-se o “google para blockchains”. Realmente, o número de moedas suportadas já é extenso: Bitcoin, Ethereum, Ripple, Bitcoin Cash, Cardano, Bitcoin SV, Litecoin, EOS, Tezos, Stellar, Monero, Dash, Zcash, Dogecoin, Mixin e Groestlcoin. Esta é uma boa opção para interessados ​​em obter bastante detalhes sobre suas transações de criptomoeda.
  • CoinMarketCap Blockchain Explorer: o mais famoso dos sites de informação de capitalização de ativos digitais também possui um explorador. As moedas do serviço são Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Binance coin. Este é um serviço para quem já utiliza o CoinMarketCap para informações do mercado das moedas digitais, sendo prático e de fácil uso.
  • TokenView: para os que lidam com múltiplas moedas ao mesmo tempo, ou para aqueles que gostam de serviços com o máximo de informações possíveis, o TokenView pode ser uma boa opção. São mais de 100 explorers de criptomoedas suportados no site. Entre elas, citamos: Bitcoin, Ethereum, Bitcoin cash, Bitcoin SV, Litecoin, Tether, TRON, Monero, Ethereum Classic, Dash, Neo, Ontology, Zcash, Dogecoin, Decred e muito mais. No TokenView você pode ver a lista de transações pendentes, volumes diários de negociação, número de carteiras ativas por dia, gráficos e muitos outras ferramentas.
  • TradeBlock: em caminho oposto ao TokenView, o serviço oferecido pelo TradeBlock é simples, leve e possui estilo minimalista. É a ferramenta perfeita para quem deseja informações básicas de modo direto. As moedas suportadas são o Bitcoin e Ethereum.

Conforme mostramos acima, é possível encontrar diferentes formatos e propostas de exploradores blockchain. Através deles, a transparência do universo das criptomoedas é mantida, sendo um serviço essencial para o setor.

Você pode usar as suas informações de depósitos e retiradas de criptomoedas da sua wallet da Ripio para conhecer mais sobre as opções mostradas em nosso artigo!