Voltar ao início

Como fazer Swap de criptomoedas

Como fazer Swap de criptomoedas

Na Ripio já é possível fazer conversões rápidas e fáceis entre 9 criptomoedas, desde Bitcoin, Ethereum e as principais stablecoins para todo tipo de altcoins.

Luis Cecatto
Content Analyst
13/6/22

No mercado de criptomoedas, muitas vezes é necessário mudar os fundos de uma cripto para outra de forma rápida e fácil. Seja para buscar um trading favorável, para passar de um token que está caindo para outro que está subindo, e assim obter desempenho por staking, o swap ou a troca de tokens é essencial.

Mas, quem usa Ripio não precisa se preocupar, pois, aqui, é possível fazer swap de 9 criptomoedas diferentes, sem a necessidade de passar para reais, com conversão imediata e sem custos de comissão para a plataforma.

O que é swap de criptomoedas?

O swap de criptomoedas é uma funcionalidade que permite a troca de tokens e criptomoedas. A Ripio permite fazer isso de forma rápida e fácil, através de um módulo de swap ou troca de criptomoedas. As exchanges descentralizadas do ecossistema DeFi também permitem esse tipo de troca, embora o mecanismo não seja o mesmo e é por isso que às vezes são transações mais caras.

O objetivo de todas essas ferramentas é o mesmo: fornecer aos usuários do ecossistema cripto a possibilidade de transitar entre criptomoedas e tokens de acordo com sua necessidade e conveniência, mesmo que seja para fazer uma transferência de valor mais barata (já que alguns tokens pagam menos taxas do que outros). O swap também pode ter como objetivo aproveitar uma oportunidade de staking de bom desempenho, para ter o token necessário para testar um projeto web3 ou ingressar em uma comunidade do metaverso.

Quais são as vantagens de fazer swap

Ao fazer swap no aplicativo ou pelo site da Ripio, as trocas são feitas diretamente na wallet, sem precisar usar nenhuma exchange externa para a conversão, e economizando tempo de operação, já que o swap é imediato, além de recursos em taxas.

Na verdade, os swaps da Ripio são isentos de comissão e não há cobrança extra para utilização desse recurso. 

Por outro lado, além de simples e rápido, esse serviço tem suporte técnico para qualquer tipo de necessidade do usuário, diferente do que acontece com swaps em exchanges descentralizadas.

Como fazer swap na Ripio

  1. Abra o aplicativo ou entre no site da Ripio
  2. Na página inicial (Home), clique no sinal +, logo abaixo do detalhe do seu saldo. 
  3. Escolha a opção Swap
  4. Selecione o par da operação, ou seja, qual token você deseja dar e qual deseja receber (de Bitcoin a USDT, por exemplo) e insira os valores. 
  5. Clique em swap para confirmar e conclua a operação. 

Quais os limites dos swaps na Ripio

Os valores convertidos ao swap entre tokens e criptomoedas não afetam os limites de compra diárias ou mensais. No entanto, há um número máximo de transações diárias de swap (10 por dia) e há, também, limites para os valores: 

  • Mínimo equivalente a 25 dólares e máxima de 5.000 USDC por transações.
  • Máximas diárias equivalentes à 5.000 USDC.
  • Máxima mensal de 20.000 USDC.
  • Máxima anual de 50.000 USDC.