Voltar ao início

Basic Attention Token: entenda o que é

Basic Attention Token: entenda o que é

O Basic Attention Token (BAT) tem como principal função monetizar atenção. Criado na Ethereum para ser trocado entre publicadores, anunciantes e usuários.

Luana Miyuki
Content Analyst
12/12/22

As redes blockchain abriram portas para que inúmeros ativos fossem criados de forma descentralizada. Os tokens de utilidades são um exemplo de sucesso, com opções para diferentes segmentos. Hoje, falaremos sobre o Basic Attention Token (BAT), cripto usada para recompensar usuários por visualizações em anúncios no navegador Brave.

Criado na rede Ethereum, o token BAT pode ser trocado entre anunciantes e criadores de conteúdo em uma estratégia de monetização digital, sendo um prato cheio para os profissionais de comunicação que desejam trabalhar de forma autônoma e descentralizada.

Quer conhecer mais sobre o ativo? Confira o texto a seguir e entenda como o BAT e o navegador Brave prometem acabar com o reinado do Google nas campanhas de monetização.

Como funciona o Basic Attention Token (BAT)?

Desenvolvido por Brendan Eich, criador do Javascript e cofundador do Mozilla Firefox, o Basic Attention Token vai muito além de ser um token de utilidade: ele é também uma plataforma de monetização digital que recompensa criadores de conteúdo por meio da exibição de anúncios no navegador Brave.

O token BAT serve para alimentar a plataforma e também para recompensar os usuários que se utilizam dos protocolos para monetizar anúncios. Os criadores de conteúdo são recompensados com token BAT à medida que fornecem engajamento para as propagandas – prática comum já feita pelo Google. 

Com o BAT é possível comprar algoritmos — que geram anúncios personalizados — e programas de recomendação pelo Brave, um navegador de código aberto e livre de amarras. 

A diferença do BAT para o Google, entretanto, é que tudo é feito de forma descentralizada em uma rede blockchain, dando ao usuário o total controle sobre suas ações. Além de serem recompensados a cada visualização em anúncios do Brave, os anunciantes podem ainda usar os tokens adquiridos para comprar parte do espaço de tela dos usuários.

Qual o objetivo do BAT?

O Basic Attention Token foi pensado para ser uma solução descentralizada de divulgação de anúncios e estratégias de marketing, servindo como uma alternativa bastante promissora ao Google – que, na visão de especialistas, é bastante falho.

O seu objetivo principal  é ser uma opção mais lucrativa e segura para quem trabalha no mercado publicitário digital. De forma integrada ao navegador Brave, ele oferece aos usuários a chance de monetizar de forma independente e com ganhos mais vantajosos.

Além disso, o token serve como moeda de troca para criadores de conteúdo, anunciantes e usuários que utilizam o Brave e o seu sistema integrado de publicidade em navegador.

Vale a pena investir em Basic Attention Token (BAT)?

O investimento em BAT é uma boa estratégia tanto para criadores de conteúdo como para investidores que desejam diversificar seus investimento em criptoativos. Os donos de agências de publicidade e os entusiastas anti-Google já estão investindo no ativo, enquanto os investidores veem com bons olhos a oportunidade de acabar com o monopólio da gigante de buscas.

Investir em BAT hoje pode ser tão vantajoso quanto ter apostado no Google em 1998. Além disso, vale lembrar que o simples uso do Brave já garante ao usuário a emissão de alguns tokens gratuitos.

Porém, assim como outros criptoativos, é importante se atentar ao histórico de valorização e aos relatórios emitidos pela companhia para acompanhar as suas auditorias e atualizações. As criptomoedas são  um investimento de renda variável, o que significa lidar com oscilações constantes ao longo da jornada.

Quais são as vantagens do BAT?

Com a promessa de ser um disruptor no campo das campanhas publicitárias digitais, o Basic Attention Token é uma ferramenta completa. Conheça a seguir algumas das suas particularidades e saiba como aproveitá-las:

Conversor de AdBlockers

A principal funcionalidade do BAT é a conversão de AdBlockers (os famosos bloqueadores de anúncios) em estruturas de monetização. Dessa forma, o token é utilizado para recompensar os seus usuários conforme eles dão atenção aos anúncios. 

Esse ecossistema funciona exclusivamente pelo navegador Brave por meio de uma estratégia bem definida. As empresas e marcas conseguem gerar engajamento mais lucrativo e de maneira independente.

Navegador integrado

Uma característica que geralmente faz falta em redes como o Google é a falta da mensuração do tempo que um usuário passa visualizando um anúncio. O Brave, por outro lado, permite que os usuários monitorem as visualizações em tempo real por meio de uma ferramenta completa.

Dessa forma, o navegador é capaz de gerar relatórios mais precisos para as estratégias de marketing dos profissionais da área. Além disso, ele ainda é capaz de diminuir o tempo de espera dos usuários ao bloquear anúncios e permite que anunciantes e criadores de conteúdo façam transações diretas pela rede. 

Privacidade em primeiro lugar

Se você utiliza internet há algum tempo, é provável que saiba como é feito o armazenamento de dados pelo Google: os cookies são arquivos que geram sequências de dados dos usuários a cada clique em um site. Além de invasivos, eles podem ser ineficazes se utilizados de maneira incorreta.

Já a estratégia do BAT dispensa a captura e a comercialização desses dados, porque  o seu sistema permite o bloqueio dos rastros do usuário. O Brave permite que você opte por contribuir ou não com o registro.

Incentivo aos criadores de conteúdo

A maior vantagem do BAT é proporcionar aos criadores de conteúdo e anunciantes a opção de trabalhar por conta própria com a monetização da plataforma, permitindo também maior liberdade a quem consome os conteúdos, já que cabe aos usuários dar gorjetas em BAT conforme  engajem com as publicações. 

Além disso, as taxas são menores e o projeto é transparente e amplamente reportado para a comunidade. O navegador Brave não tem intermediários para ditar a distribuição de publicidade como ocorre com o Google AdWords. Por ser um sistema descentralizado, cabe aos próprios anunciantes anunciar e ordenar as suas estratégias de marketing.

Ainda, é possível investir em BAT de forma indireta, por meio de exchanges. Dessa forma, mesmo não sendo um profissional de marketing ou anunciante, você pode se beneficiar das oscilações positivas do ativo no mercado cripto.

Conclusão

O Basic Attention Token está cada vez mais em alta, especialmente entre os profissionais de marketing e publicidade. Com a expansão dos sistemas descentralizados ganhando o mercado, a tendência é de crescimento para os próximos anos. 

Especialistas apontam o BAT como uma evolução natural do mercado de marketing digital, permitindo que profissionais se tornem cada vez menos dependentes do Google. Por isso, o ativo pode ser uma boa oportunidade de lucrar com a ascensão no longo prazo.