Voltar ao início

Axie Infinity cai 60%, ajuste ou fim de jogo?

Axie Infinity cai 60%, ajuste ou fim de jogo?

Quer saber mais a respeito do mercado de Axie Infinity? Acompanhe as novidades do mercado no Launchpad

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
15/9/22

Sem dúvidas, Axie Infinity foi o jogo que projetou a indústria de play-to-earn (P2E) ou jogue para ganhar. Segundo a Sky Mavis, o número de jogadores cresceu de 38 mil em abril de 2021 para 1,8 milhão em agosto do mesmo ano.  

Criado em 2018, tem como referência o universo do famoso jogo Pokemon, onde os usuários podem colecionar, treinar e criar “criaturas” virtuais utilizados em batalhas. Além do entretenimento, o jogo garante aos usuários que o token utilitário, Small Love Potions (SLP), seja livremente negociado pela rede blockchains, criando um mercado onde quem quer crescer mais rápido no jogo precisa comprar estes itens virtuais.

Quer saber mais a respeito do mercado de Axie Infinity? Acompanhe aqui conosco!

O que é Axie Infinity?

É um jogo criado pela empresa desenvolvedora Sky Mavis que utiliza a tecnologia das criptomoedas para recompensar os jogadores e estabelecer um mercado de compra e venda das “criaturas” virtuais e da própria pontuação do game.

Para jogar, é necessário comprar (ou alugar) 3 dessas “criaturas” digitais, que custam a partir de US$ 50.

O que diferencia o Axie Infinity?

Apesar do jogo ser uma cópia de um game de sucesso na indústria tradicional, Axie Infinity inovou ao criar seu próprio banco de dados blockchain, Ronin, fugindo assim das altas taxas da rede Ethereum.

Dessa forma, o Axie Infinity possibilitou um mercado de negociação de itens digitais exclusivos (NFT) na própria plataforma, uma grande vantagem para o jogador. Essa integração sem custo para o usuário trouxe uma demanda adicional na movimentação desses NFTs, criando ainda mais demanda pelo uso da plataforma.

Quanto o Axie Infinity movimenta no mercado?

No pico do uso, em 3 de novembro, a negociação dos Axies e terrenos (Land) no marketplace oficial do jogo movimentou U$ 38 milhões. Atualmente esse número dificilmente ultrapassa os U$ 5 milhões, uma queda de 87%.

Na realidade esse número deixa de fora o volume transacionado do criptoativo Smooth Love Potion (SLP), a premiação das vitórias. Essa pontuação pode ser usada para procriar novos monstros Axies, ou vendida. Por esse motivo, o volume de negociação do SLP é relevante para medir o uso do jogo.

Volume diário negociado nos mercados de SLP. Fonte: Nomics

Novamente vemos um pico no início de novembro, e uma subsequente queda forte. Atualmente, o montante transacionado no token SLP é 70% menor comparado ao auge do jogo.

Por que Axie Infinty caiu 60%?

Primeiramente, é preciso entender que o mercado de criptomoedas como um todo cedeu 40% desde o início de novembro de 2021. Diversos motivos podem ser citados, incluindo:

  • Federal Reserve dos EUA reduzindo o ritmo de recompra de títulos da dívida e sinalizando uma onda de aumento na taxa de juros ao longo de 2022;
  • Regulador SEC negando emissão de um fundo negociado em bolsa de valores, ou ETF, lastreado em Bitcoin físico;
  • Pressão do Tesouro norte-americano e poder legislativo para regular as stablecoins, moedas virtuais pareadas em dólar;

De qualquer modo, como podemos observar no gráfico, a queda do criptoativo Axie (AXS) foi mais acentuada, acumulando 60% no período. Portanto, temos alguns fatores específicos do jogo, além da competição, que podem explicar o fenômeno.

Sucessivas reduções na recompensa

O jogo havia reduzido em agosto de 2021 a premiação máxima de 150 tokens SLP por dia para 75. No mês seguinte, a Sky Mavis aumentou o custo de Smooth Love Potion (SLP) necessário para procriar novos Axies.

Em dezembro, surgiu a tacada final, triplicando esse custo de procriação, fonte de renda para vários jogadores e times. Os desenvolvedores afirmam que as mudanças eram necessárias para rebalancear as taxas e manter estável a economia do jogo.

Avanço da competição

Na modalidade play-to-earn ou jogue para ganhar, o maior incentivo do usuário é a recompensa financeira. Desse modo, quando surge um novo game oferecendo incentivos maiores, mesmo que bancado por investidores, ocorre uma migração.

Nesse sentido, o jogo DeFi Kingdoms chamou atenção após atingir negociações em seus smart contracts de U$ 178 milhões em 9/Jan/2022. O usuário pode usar os tokens não-fungíveis (NFTs) de heróis para enviá-los em aventuras, ou para batalhar com outros jogadores no modo mano-a-mano.

Axie Infinity morreu ou ainda vale a pena?

Mais preocupante do que a queda na cotação do Axie (AXS), é a redução no volume de negociação dos monstros Axies e terrenos do jogo. No intuito de trazer novos jogadores, os desenvolvedores agora miram no metaverso, a criação de “mundos virtuais” para que outras modalidades de jogos e interação sejam criadas pelos usuários.

Uma coisa é certa: se não mudar, a tendência é que os competidores continuem roubando usuários, e isso cria uma espiral negativa nos tokens SLP e NFTs, que por sua vez irá derrubar a cotação do AXS.