Voltar ao início

Agregadores de NFTs: conheça Blur, Genie, Rareboard e Gem

Agregadores de NFTs: conheça Blur, Genie, Rareboard e Gem

O mercado de NFTs segue se expandindo, e, por esse motivo, fica um pouco difícil acompanhá-lo para saber de todas as novidades. Os agregadores podem ajudar nesta tarefa, além de facilitarem a compra dos tokens não fungíveis para sua coleção ou estratégia de investimento.

Luana Miyuki
Content Analyst
1/12/22

Os NFTs (tokens não fungíveis) são ativos digitais colecionáveis, exclusivos e identificáveis. Diferentemente das criptomoedas, cada registro de um NFT é único, mesmo que o seu conteúdo seja idêntico ao seguinte.

Usualmente, a negociação de NFTs ocorre nos marketplaces, que são mercados exclusivamente formados por compradores e vendedores desses itens digitais, que acabam ficando restritos às listagens em cada plataforma.

Para resolver esse problema surgiram os agregadores de ofertas de NFTs, que podem, inclusive, trabalhar em diferentes redes blockchains, facilitando a vida do usuário.

O que é um marketplace de NFT?

O marketplace (mercado) funciona de maneira parecida às exchanges e os vendedores anunciam o interesse de vender os seus NFTs. Essa oferta pode ocorrer na forma de preço fixo ou de leilão, variando conforme a disponibilidade em cada marketplace e o interesse do vendedor.

Dentre as plataformas mais conhecidas estão OpenSea (redes Ethereum, Polygon e Solana), Magic Eden (rede Ethereum), X2Y2 (Ethereum), CryptoPunks (Ethereum), X Marketplace (rede Immutable X), LooksRare (Ethereum), BloctoBay (rede Flow) e Atomic Market (rede WAX).

Nesse sentido, existe uma dificuldade para os interessados encontrarem as melhores ofertas ou até mesmo selecionar qual plataforma utilizar para anunciar os seus NFTs. Embora cada marketplace tenha seus diferenciais, maximizar o número de participantes é algo benéfico para todos.

As vantagens dos agregadores de marketplaces NFT

Os agregadores trazem as coleções que são ofertadas em diferentes marketplaces, unificando tudo em uma única plataforma. Essa conveniência permite ao usuário comparar preços e dados de diversas fontes e, inclusive, realizar compras agregadas de uma única vez. Outros benefícios dessas plataformas incluem:

  • Interface única: cada mercado de NFT possui suas próprias regras de listagem e interface. Os agregadores facilitam o acesso ao unificar a experiência de uso;
  • Compras agregadas: na maioria dos marketplaces, o usuário precisa realizar transações individuais para cada compra de NFT. A vantagem é que alguns agregadores permitem uma compra única agregada.
  • Mecanismos de busca: os mercados tradicionais de NFTs dão prioridade para a listagem e a exibição de coleções parceiras, dificultando a vida de quem busca por novidades e lançamentos. Isso é contornado pelo mecanismo de busca mais justo e transparente dos agregadores.

BLUR.IO: foco na velocidade de listagens e negociação

Se você é daqueles que quer ser o primeiro a ser informado sobre listagens, negociações e novas coleções, o agregador Blur é a melhor opção. A plataforma inovou ao oferecer ferramentas de análise avançadas, como, por exemplo, o valor médio das últimas transações e a quantidade de ativos listados em cada coleção.

A diferença do Blur é justamente na agilidade de atualizar as ofertas, incluindo quais estão pendentes — ou seja, com uma transação aguardando confirmação dos mineradores.

GEM.XYZ: ideal para quem negocia com frequência

O agregador GEM oferece facilidade ao unificar ofertas dos maiores marketplaces de NFT. O seu mecanismo único de rankear a raridade dos itens digitais colecionáveis ajuda o usuário a encontrar os melhores NFTs.

Além disso, o GEM oferece integração com plataformas de empréstimo instantâneo (flash loan), além de notificação de transações envolvendo grandes valores. Por último, a plataforma permite que os usuários criem (mint) e vendam NFTs economizando até 30% nas taxas de registro na rede blockchain.

RAREBOARD: focado na rede BNB Chain

Embora trabalhe apenas com NFTs da rede BNB Chain, o agregador Rareboard oferece uma experiência de uso única ao rankear as coleções por raridade. Desse modo, passou a ser utilizado como métrica padrão para avaliar o valor dos NFTs conforme as suas características individuais.

Ele cobre os maiores marketplaces de NFTs da rede BNB Chain, incluindo PancakeSwap, NFT Trade, Galler.io e NFTKey. Outra vantagem é a sua integração com as hardware wallets (carteiras físicas de criptoativos).

GENIE.XYZ: o primeiro agregador

Criada em novembro de 2021, Genie foi a primeira plataforma a unificar ofertas de diversos marketplaces de NFT. A sua fama se deu pela grande oferta anunciada e pela possibilidade de comprar itens digitais colecionáveis de diferentes plataformas.

O site exibe dados percentuais de cada coleção listada, o número de endereços únicos e o total lançado. O sistema, inclusive, mostra um ranking dos endereços mais ativos. Ele suporta conexão com as wallets (carteiras) mais conhecidas e permite a economia de até 30% nas taxas de registro na blockchain, inclusive para a criação e a venda de NFTs.