Voltar ao início

Quem é Silvio Micali

Quem é Silvio Micali

Conheça quem é Silvio Micali

Isabela Silveira
Copywriter
September 13, 2023

Silvio Micali é professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do MIT desde 1983. 

Os interesses de pesquisa de Silvio são criptografia, conhecimento zero, geração pseudo aleatória, protocolos seguros e design de mecanismos e blockchain. Em particular, Silvio é o co-inventor de:

  • Criptografia probabilística
  • Provas de Conhecimento Zero (Zero-Knowledge Proof - ZKP)
  • Funções Aleatórias Verificáveis (Verifiable Random Function - VRF)
  • E muitos dos protocolos que são os fundamentos da criptografia moderna

Por conta das importantes contribuições aos campos de criptografia, segurança de informação, matemática aplicada e ciências da computação, durante sua carreira, Silvio recebeu os seguintes prêmios:

  • Turing Award em ciência da computação
  • Godel Prize em ciência da computação teórica
  • RSA Prize em criptografia

Silvio Micali também é um membro da National Academy of Sciences e National Academy of Engineering, e é considerado um dos pais da criptografia moderna.

Origem da Algorand

Em 2015, Silvio começou a aprender sobre Bitcoin e Ethereum e percebeu que essas blockchains enfrentavam problemas de escalabilidade, segurança e descentralização que dificultavam sua adoção em larga escala e seu uso prático para a maioria das pessoas em todo o mundo.

Com o desafio de corrigir os problemas de seus antecessores e entregar um desempenho superior, Silvio Micali fundou a Algorand visando projetar um protocolo para superar as limitações dos sistemas blockchain existentes e, assim, atender às necessidades de uma comunidade global. Com isso, a rede pode ser chamada de blockchain de terceira geração, considerando Bitcoin como a primeira e Ethereum como a segunda.

As soluções idealizadas por Silvio aparecem de cara: as transações na Algorand são extremamente rápidas, e ao contrário de outras redes, custam uma fração de um centavo. Você pode enviar qualquer ativo digital, como ALGO, USDC ou NFTs, ou executar um contrato inteligente, em 3,3 segundos e com um custo baixíssimo.

A Algorand também é muito escalável, podendo processar até 10.000 transações por segundo, o que significa que, mesmo quando a rede está ocupada, você ainda obtém a mesma velocidade, segurança e baixa taxa de transação. Isso se tornou um grande diferencial com relação ao Bitcoin e ao Ethereum, por exemplo, que possuem redes mais lentas, em especial em momentos de alta demanda.

As transações são garantidas com finalidade instantânea, o que significa que uma vez que ela aparece na blockchain, está lá para sempre – sem exceções. Graças a essa finalidade instantânea, a Algorand não sofre fork, o que aumenta ainda mais a segurança de seus usuários. Falaremos mais sobre fork neste guia.

Mas como Silvio conseguiu alcançar escalabilidade, altas velocidades de transação e com segurança robusta, mantendo a descentralização? Isso se tornou realidade graças ao algoritmo de consenso exclusivo usado pela Algorand, que é o Pure Proof of Stake (PPoS), e que iremos destrinchar mais a seguir.

Ao criar a Algorand, Silvio Micali buscou uma blockchain que fosse adequada para uma ampla gama de casos de uso, inclusive para transações financeiras ou aplicativos descentralizados (dApps).

A Algorand também é uma blockchain permissionless, ou seja, qualquer pessoa pode usá-la ou desenvolver nela sem pedir permissão a ninguém. Sua testnet foi aberta ao público em abril de 2019 e sua rede principal foi lançada em junho de 2019.

Dessa forma, a Algorand foi projetada para poder apoiar as finanças do mundo de hoje e do futuro, ao mesmo tempo em que dá a possibilidade a bilhões de indivíduos de interagir de maneira fácil diariamente uns com os outros, de forma acessível.

Sua visão vai além da própria tecnologia blockchain, pois o uso da Algorand pode impulsionar a inovação e permitir que desenvolvedores e empreendedores criem aplicativos descentralizados e produtos financeiros que podem transformar profundamente uma série de setores.

Próxima