Voltar ao início

Estabilidade

Estabilidade

O papel dos usuários, mineradores e nós completos na estabilidade das cadeias de blocos. Poder de computação, quedas e negações de serviço.

Santiago Juarros
Content Analyst

A estabilidade de uma cadeia de blocos está intimamente relacionada ao número de nós que a constituem. Logo, quanto mais usuários, nós completos e mineradores uma blockchain tiver, mais estável será.

Portanto, a estabilidade está associada ao poder de computação e à possibilidade de usar os serviços de determinada cadeia de blocos. É por isso que Bitcoin “nunca cai”, ou seja, não tem momentos nos quais seu serviço está indisponível ou não pode ser prestado.

Por trás dos benefícios das cadeias de blocos, existe uma tecnologia distribuída que garante sua estabilidade.

Geralmente, essas situações ocorrem em modelos de serviços centralizados. Por exemplo, quando o Twitter está saturado, o WhatsApp para de funcionar por um dia ou o Instagram está “fora do ar" e se torna inacessível.

Quanto maior for o poder de computação envolvido em uma cadeia de blocos, e quanto mais nós completos e mineradores estiverem trabalhando nela, mais drasticamente se reduzirá o risco de uma "queda".

Próxima