Voltar ao início

O que é Bitcoin e como funciona essa moeda

O que é Bitcoin e como funciona essa moeda

Afinal, o que é Bitcoin? Como funciona esse tipo de moeda e como comprar? Entenda aqui!

Santiago Juarros
Content Analyst
7/1/19

O que é Bitcoin? Saiba como funciona e dicas para investir

O Bitcoin (BTC) é o primeiro e mais consolidado criptoativo do mercado. Desenvolvido com o objetivo de romper o monopólio dos sistemas financeiros tradicionais, ele foi a base para a criação das mais de 21 mil criptomoedas existentes hoje em dia.

O ativo criado por Satoshi Nakamoto se transformou em um fenômeno de escala global,  fortalecendo-se cada vez mais. A partir dele, o mercado evoluiu e surgiram empresas como as exchanges  e as carteiras cripto, que facilitam a aquisição, a negociação e o armazenamento desses ativos.

Conheça o que é Bitcoin, conheça a sua história e saiba como funciona essa moeda exclusivamente digital.

Afinal, o que é Bitcoin? 

Se você está chegando no mundo das criptomoedas, vamos lembrar alguns conceitos sobre o que é Bitcoin e como funciona esta criptomoeda.

Na sua morfologia, “bit” refere-se ao código ou dígito binário e “coin” significa “moeda”, em inglês.

Ou seja, Bitcoin é uma moeda virtual utilizada via internet para realização de pagamentos, recebimentos, trocas e serviços.

Trata-se de uma moeda digital descentralizada que se tem conhecimento no mercado. Em escala global, é também a mais famosa e valiosa desse segmento, servindo como base para a criação de diversos outros ativos. 

A sua principal característica  (assim como de outras criptomoedas) é o fato de ser um ativo descentralizado. Ao contrário das moedas fiduciárias (como o euro e o dólar), que dependem de um órgão emissor e de órgão fiscalizador, o Bitcoin é emitido sem o intermédio de instituições financeiras.

O Bitcoin pode ser utilizado tanto como meio de pagamento — como ocorre com o dinheiro normal — como para fins de investimento, uma vez que se trata de um ativo volátil que oscila conforme a lei da oferta e da demanda.

Quantos Bitcoin (BTC) existem hoje?

A unidade da moeda Bitcoin é representada pela sigla BTC, e ela pode ser dividida em 100.000.000 partes. Assim, a menor divisão dessa criptomoeda equivale a 0,00000001 BTC. Ainda, as frações da moeda são chamadas de Satoshi — portanto, o valor de 0,00000001 BTC corresponde a 1 Satoshi. 

Atualmente existem mais de 19 milhões de BTC circulando pelo mundo, sendo que o seu total de emissão é de 21 milhões de unidades. Ou seja, o ativo é limitado! É essa característica da escassez programada  que lhe dá um atrativo de valor.

Agora que você entendeu melhor o que é Bitcoin e quantos existem, descubra como funciona a criptomoeda!

Como funciona esse tipo de moeda? 

Diferente do que acontece com os serviços de um banco, em que todos os dados são centralizados em uma base, com o BTC (e outras criptomoedas), os mecanismos de validação ocorrem de forma automatizada via blockchain — a tecnologia que permite a transação digital de ativos de forma automatizada e criptografada, que armazena em redes de computadores com ambiente criptografado todas as operações da criptomoeda no mundo, garantindo a segurança das informações.

Cada computador conectado à rede Bitcoin executa os procedimentos necessários para mantê-la funcionando, e todos os usuários se conectam entre si sem que haja um servidor central.

Essa rede de formato peer-to-peer (P2P, ou ponto a ponto) trabalha de acordo com o protocolo público e de código aberto apresentado por Satoshi Nakamoto — pseudônimo do criador da rede e da criptomoeda Bitcoin, que até hoje permanece anônimo. Ela executa três tarefas fundamentais: as transações entre os usuários, a validação e a criação de novas moedas.

Há três formas de obter o Bitcoin:

  • Aceitando a moeda como forma de pagamento em seu negócio;
  • Minerando Bitcoins;
  • Comprando de alguém ou de alguma corretora.

A criação de novos BTC é conhecida como mineração: os usuários podem emitir novas moedas na rede blockchain, onde as transações serão registradas através da solução de “quebra-cabeças”. Para isso, é preciso ter um computador com um excelente hardware. Muitos optam por utilizar, diretamente, uma corretora para comprar Bitcoins e outras criptomoedas, pois o processo de mineração pode ser oneroso demais para quem quer começar a investir.

Investir em Bitcoin é seguro? 

Assim como outros investimentos do mercado, o Bitcoin também tem seus riscos, especialmente por ser um ativo relativamente novo e nunca visto. Por ser uma tecnologia descentralizada, ele carece de regulamentação do sistema financeiro tradicional — o que para muitos pode ser uma vantagem, enquanto para outros gera desconfiança.

Ainda assim, a tecnologia por trás desses ativos (a blockchain) é considerada uma das mais seguras já inventadas, uma vez que todo o processo de validação é feito por blocos automatizados de programação. Esses dados são emitidos de maneira única para cada transação e geram um rastro com todas as informações necessárias sobre a movimentação.

Investir de maneira direta por meio das redes blockchain, entretanto, exige um conhecimento maior em programação. Diante disso, surgiram as exchanges especializadas, que são plataformas de negociação mais intuitivas e práticas, que operam como intermediárias para a compra e a venda desses ativos.

Antes de investir, portanto, pesquise sobre o tempo de existência da plataforma, quem são os donos, o histórico da empresa, as taxas cobradas e o nível de segurança oferecido. 

Também é importante frisar que o BTC é considerado um investimento volátil, logo, você precisa agir com cautela. Isso significa investir apenas um montante que não fará falta, evitando comprometer todo o orçamento.

Como comprar e vender Bitcoin? 

Saber o que é Bitcoin é o primeiro passo para entender como comprar e vender a criptomoeda. E, como dito anteriormente, a melhor forma de negociar a criptomoeda é por meio de uma exchange. Portanto, o primeiro passo é abrir uma conta e preencher todos os dados necessários para validar o cadastro.

A partir disso, você precisará depositar um saldo em reais para poder comprar e vender criptoativos. Essas plataformas disponibilizam um portfólio variado de ativos digitais, sendo o Bitcoin o mais comumente negociado.

Antes de comprar e vender de fato, é importante que você entenda o mercado: os projetos, o histórico de preços, o cenário macroeconômico etc., pois tudo isso afeta a valorização da moeda.

Qual o valor do bitcoin?

No mundo das criptomoedas e também das moedas tradicionais, o valor desses recursos passa por flutações frequentes, e é determinado pela regra da oferta e da procura. Um ponto em que as cripto divergem das demais moedas é que sua variação de valor é grande, — podendo ter uma oscilação de até 20% em um mesmo dia —, já que uma das suas particularidades é a escassez, ou seja, a quantidade de pessoas querendo Bitcoins é bastante alta, mas não há uma grande disponibilidade dela.

Além disso, o valor do Bitcoin tem como referência o preço do dólar, ou seja, ao comprar Bitcoins aqui no Brasil, você poderá pagar um valor conforme a oscilação do preço da moeda americana.

Conclusão

Por ser a criptomoeda de maior valor do mercado, o BTC desponta como a preferida dos investidores. Apesar de volátil, é ainda a cripto com mais respaldo e consenso entre os especialistas, que acreditam que o seu desempenho está longe do ápice. Portanto, é um ativo valioso para o longo prazo.

A tecnologia por trás da rede Bitcoin é altamente expansível, permitindo que, no futuro, governos e empresas criem mecanismos mais ágeis e baratos para o sistema financeiro, acabando com a burocracia cotidiana de cartórios, bancos e instituições em geral.

A principal desvantagem do BTC e das outras criptomoedas é a falta de regulamentação, uma vez que elas não são emitidas e controladas por órgãos monetários. Ainda assim, acredita-se que a tecnologia de validação e segurança desses ativos é mais segura que as atuais em circulação.

Por fim, vale lembrar que o Bitcoin é um ativo extremamente volátil e que depende da oferta e demanda para valorizar. 

Agora que você já sabe o que é Bitcoin, que tal continuar aprendendo um pouco mais sobre o mercado cripto com quem entende do assunto? Assim, você saberá como fazer as melhores escolhas e se proteger da volatilidade.